9 Ferramentas Gratuitas De Marketing Digital Para Empreendedores

 em Marketing Digital

Se você é um empreendedor iniciando um negócio, entende a importância de cada centavo gasto

Enquanto estar sempre envolvido com sua competência central é um fator crucial para o sucesso de sua empresa, outro passo importante é efetivamente comercializar seu negócio. Empreendedores precisam aprender as mais diversas áreas, nós sabemos – finanças, jurídico, negociação, marketing e outras. Essas pessoas que entendem muito de várias áreas são chamadas de polímatas. Nós, da Polímatas, criamos ambientes para que empreendedores aprendam sobre diversas áreas.

Felizmente, existem centenas de ferramentas de marketing digital gratuitas que podem impactar muito seu negócio. Abaixo estão algumas das melhores ferramentas de marketing online gratuitas que nossos empreendedores, de nossa rede de mais de 120 donos de negócios, usam no dia-a-dia.

 

1) Use RescueTime para acompanhar o tempo gasto em cada projeto.

Não é incomum de nos perdermos em certas atividades e acabarmos dedicando mais tempo do que o retorno valerá. Por isso, com o RescueTime, você consegue definir metas e acompanhar o tempo gasto em cada atividade – ideal se você precisa dividir seu tempo de marketing com a operação ou mesmo se tem o hábito de se perder no tempo.

 

2) Use Buffer para gerenciamento de redes sociais.

O Buffer é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais que o ajudará a simplificar seus esforços de publicação. Nós já sabemos como as mídias sociais são poderosas para suas iniciativas de marketing, mas alavancar uma ferramenta como o Buffer irá ajudá-lo a aumentar seus seguidores, envolver seu público e criar sua marca.

O benefício do Buffer é a sua capacidade de permitir que você conecte várias contas a um painel; agendar postagens; criar campanhas de drip marketing; e a análise do sucesso de suas postagens. O plano gratuito do Buffer é perfeito para novas empresas que procuram crescer sua presença social.

 

3) Ou use o Hootsuite para gerenciamento de redes sociais.

Seríamos negligentesse colocássemos o Buffer nesta lista e não incluir Hootsuite. Enquanto o Buffer é uma ótima ferramenta para agendar postagens, o Hootsuite realmente se importa em ser uma central de gerenciamento social.

Seu plano gratuito permite que você sincronize três perfis de redes sociais, que é um ótimo lugar para começar para a maioria dos empreendedores. O benefício da Hootsuite é a sua capacidade de permitir que você responda e publique rapidamente em todos os seus perfis sociais em um painel de controle fácil de usar.

 

4) Construa materiais gráficos com Canva.

O conteúdo visual está se tornando uma forma cada vez mais popular de garantia de marketing. De ilustrações personalizadas e infográficos para propostas de vendas totalmente desenhadas, o conteúdo visual é uma maneira fantástica para novas empresas ganharem credibilidade e criar uma aparência profissional. Felizmente, com ferramentas como o Canva, você pode criar desenhos simples para produtos em fase de testes.

 

Sua biblioteca gratuita de fontes, ilustrações, modelos e imagens oferece um conjunto de gráficos que você pode facilmente arrastar e soltar. De flyers e folhetos para imagens de redes sociais e infograáfico, você pode criar tudo de graça com o Canva.

 

5) Use o Evernote para organização.

Quando se trata de vender seu negócio, a organização é crítica. As ideias podem vir a você a qualquer hora do dia. Se você não conseguir se organizar e priorizar suas anotações, talvez você não consiga capitalizar as oportunidades.

OEvernote irá ajudá-lo a anotar suas ideias, inspirações e tendências, armazenando em um local facilmente acessível. Você pode acessá-lo em seu telefone, notebook ou tablet, tornando uma ferramenta perfeita para encontrar e armazenar ideias de conteúdo, pesquisa de mercado, brainstorming e análises competitivas.

 

6) Use o SurveyMonkey para feedbacks de clientes.

SurveyMonkey é uma das ferramentas de pesquisa online gratuitas mais populares. Pesquisas são uma boa maneira de coletar informações do consumidor, engajar clientes, descobrir tendências e obter informações tangíveis sobre sua empresa. O software do SurveyMonkey é incrivelmente simples. Em apenas alguns minutos, você pode projetar, criar e publicar sua própria pesquisa comercial. Além disso, você poderá analisar os resultados no painel do aplicativo. Sem contar que é bem mais profissional que usar o Google forms.

 

7) Use o Mailchimp para marketing por email.

O marketing por email é imperativo para o sucesso da maioria das empresas. Saiba que email marketing tem o maior retorno sobre investimento entre todas as outras mídias, com um ROI (Retorno sobre Investimento) de 36 reais para cada um investido. Embora a construção de uma marca em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Twitter seja importante, você está limitado às restrições desses canais. Isso torna particularmente difícil mover os consumidores através de um funil e te fornece um controle relativamente pequeno.

No entanto, o email fornece uma interação mais íntima entre a marca e o consumidor, oferecend as ferramentas necessárias para controlar eficazmente os leads. O Mailchimp é uma excelente ferramenta de marketing de email grátis e uma das mais fáceis para iniciantes aprender.

 

8) Use Sniply para hackear o crescimento.

Quando você está usando mídias sociais regularmente, você também deve estar compartilhando conteúdo de outros especialistas em sua indústria. Compartilhar conteúdos de outros influenciadores irá ajudá-lo a criar confiança com seu público, complementar seu conteúdo e também ajudar a estabelecer um relacionamento com esses especialistas da indústria.

 

Sniply é uma ferramenta poderosa que permite anexar uma chamada para ação em cada pedaço de conteúdo que você compartilha. Como o conteúdo que você está compartilhando está em um site que você não controla, há poucas chances de o usuário visitar seu site depois de ler o artigo. No entanto, Sniply permite que você coloque um botão de chamada à ação ou call-to-action (CTA), como é popularmente chamado no meio de marketing, em um quadro no canto da página. Assim, você dá uma chance para que o seu visitante retorne ao seu site depois.

 

9) Use Scraper para extrair conteúdo de páginas da Web.

Já comentei sobre o uso dessa ferramenta em um post que fiz sobre técnicas de aquisição de usuários. O Scraper permite que você extraia facilmente conteúdo de uma página da Web e exporte para uma planilha do Excel. É uma maneira perfeita de extrair informações de contato ou dados do concorrente. Depois de ter esses dados, você pode usá-lo para criar listas de emails frios, tópicos de conteúdo e outras táticas de marketing orientadas por dados. É interessante para você também pegar dados de tendências sobre os conteúdos de outras páginas.

 

O que você tem usado na sua organização?

A Polímatas é uma rede de empreendedores que trocam conhecimento sobre gestão e negócios. Somos mais de 120 empreendedores que se reúnem toda semana para falar, entre outras coisas, sobre como fazemos para vender mais, melhorar conversão de nossas estratégias, como contratamos, como criamos novos produtos, aparecemos na imprensa, etc. Se você quiser entender mais sobre como funciona, acesse aqui e participe de um de nossos eventos online.

 


Artigo escrito pela agência parceira POLÍMATAS!

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