[Afiliado] 11 Perguntas Que Você DEVE FAZER Antes de Escolher um InfoProduto

 em Estratégias de Venda, Marketing Digital

Pesquise Antes de se filiar a um infoproduto…

Preparei uma série se 11 perguntas que devemos fazer antes de se decidir por um ou outro infoproduto, seja no Hotmart, na Eduzz ou Monetizze.

Essas 11 perguntas são usadas praticamente como um checklist! Vamos a elas:


#01 – Como Escolher o Mercado e Nicho do Infoproduto?

Escolher seu produto dentro essas 5 áreas existentes nas plataformas de afiliação digital no Brasil (Hotmart, Eduzz e Monetizze).

a) DINHEIRO & NEGÓCIOS

Ex: Facebook Essencial, A Máquina de Vendas Online, Curso de Estudo e Memorização, etc.

b) SAÚDE & BOA FORMA

Ex: Queima de 48h – Vinícius Possebon, Fórmula 7D – Flávia MAM, Emagreça com o Dr. Rocha, Mamãe Sarada, Calvície Controlada, etc.

c) RELACIONAMENTO & SEDUÇÃO

Ex: Jogo do Texto, Seu “Ex” De Volta, Guia O Método do Respeito, Fórmula Alpha, etc.

d) SEXO

Ex: Pompoarismo e Ejaculando com Controle.

e) FERRAMENTAS de MARKETING DIGITAL

Ex: Lead Lovers, Plugins e Temas Premium.

 


#02 – Qual a Comissão Paga Pelo Infoproduto?

Até R$ 29,99
Nessa faixa é mais difícil conseguir um ROI positivo logo de cara, sendo então necessário um bom funil com uma esteira de vendas (vários produtos ofertados em sequencia) para compensar esse fator, já que você estará investindo em tráfego pago.Pense em escolher produtos que sejam tripwire ou front-end e que tenham outros produtos em sequencia (upsell, downsell, middle-end, back-end ou high-end).
De R$ 30,00 até R$ 99,99
Geralmente o ROI será menor, mas com grandes chances de venda em grande escala. É a melhor faixa para se iniciar.
Acima de R$ 100,00
Maior chance de conversões com ROI positivo. Geralmente é mais fácil de escalar do que produtos com comissões menores.

 


#03 – Qual o Preço do Infoproduto?

a) Abaixo de R$ 1.000,00: geralmente é infoproduto que está em funil perpétuo ou em lançamento perpétuo (é um lançamento normal, mas que sempre recomeça dentro de um espaço definido de tempo; começa assim que o lead entra no funil). ROI menor, mas com alta recorrência, justamente pelo custo menor.

Nota: Produtos até R$ 500,00 irão possuir um CPV (custo por venda) menor. Passando disso o CPV aumenta, mas pode ser vantajoso desde que seja um produto de lançamento perpétuo (e mais ainda se houver esteira de vendas em sequencia).

b) Acima de R$ 1.000,00: geralmente é um infoproduto que está em lançamento. ROI maior e baixa recorrência (justamente por ser um lançamento e não estar disponível para vendas o tempo todo).

 


#04 – Qual a Forma de Comissionamento Praticada?

São 3 as formas mais comuns hoje em dia:
a) Primeiro clique: recebe a comissão total o afiliado que gerou o primeiro clique do lead.
b) Último clique: recebe a comissão total o afiliado que gerou o último clique do lead; essa regra é mais comum nos programas de afiliado.
c) Múltiplos cliques: divide o comissão total pelos afiliados que concorreram na geração de um mesmo lead.

 


#05 – Qual a Temperatura do Infoproduto?

Aqui você deve gravar as seguintes regras:
Produtos com baixa temperatura é por que acabaram de ser cadastrados ou quase não vendem (nesse caso não quer dizer que são ruins, pode ser apenas que o produtor não sabe vender seu produto, o que é muito comum). Eles tem baixa concorrência e são mais fáceis de se conseguir ROI positivo.
Produtos com alta temperatura já começam a aparecer na “vitrine” (seção de produtos em destaque) e tem maior concorrência entre os afiliados. Isso não quer dizer que o produto está vendendo muito (pode ser apenas que existam 100 afiliados fazendo 1 venda cada ou que o produtor mesmo esteja injetando tráfego para a venda do produto, direto em sua página de vendas). Ou seja: cuidado com essa variável.

 


#06 – A Página de Vendas Converte?

A página de vendas é o que faz a diferença na conversão. Ela tem obrigação de se conectar com o público e gerar todos os gatilhos mentais necessários à conversão em vendas.
Não vai existir um padrão, um modelo, para as páginas de venda, mas sabemos que existem páginas: curtas, médias e longas; em texto apenas, com vídeo e texto.

Alguns elementos comuns em páginas de vendas (PVs) são:
Headlines, vídeos, botões, chats, política de privacidade, termos de uso, contato, depoimentos, preço, garantias (condicional e incondicional), perguntas frequentes, CTAs (em geral são botões de chamadas para ação do usuário), timer (campo com temporizador que personifica o gatilho mental da escassez na página).

Variáveis em páginas de venda (PVs): sobre o “delay” no botão e o “autoplay” no vídeo:
1.1) PVs com delay no botão:
Isso força o lead a ver mais do vídeo, dando mais tempo para que se conecte com a oferta; mas pode causar problemas com as plataformas de anúncio por estar escondendo informações do lead.
1.2) PVs sem delay no botão:
Há uma menor retenção dos visitantes vendo o vídeo de vendas. É ideal para um segundo contato ou quando o visitante já tem interesse prévio na oferta (já passou por um blog, artigo de conteúdo, remarketing, pesquisa no Google, veio de uma lista, etc). As plataformas não bloqueiam esse tipo de página por que o conteúdo (botão) não é oculto. Geralmente usado para os leads oriundos de remarketing.

2.1) PVs com autoplay:
Isso não é bem visto pelas plataformas de anúncio, pois atrapalha a experiência do usuário (o vídeo é executado sem sua permissão). Aumenta a retenção dos visitantes da página e a quantidade de visualizações do vídeo (aumentando também a conversão na maioria das vezes).
2.2) PVs sem autoplay:
As plataformas de anúncio não vão bloquear, pois é o usuário que precisa dar play no vídeo. Retenção e quantidade de visualizações é menor quando comparado a uma página com autoplay.

 


#07 – Existem Elementos de Copy Vídeo de Vendas?

A persona está clara, bem definida?
Qual a grande promessa?
Dores e sonhos da persona são claros no vídeo de vendas?
Foi feita a conexão com a persona?
Existe a Jornada do Herói (storytelling)?
Existe prova (resultados do produtor)?
Existe prova social (resultados de pessoas)?
Existe mesmo uma transformação da persona?
O tipo e conteúdo do produto foi bem definido?
Existem bônus?
Existe ancoragem de preço e oferta (valor maior que preço)?
Como são as garantias incondicional (7, 15 ou 30 dias – quanto menor, menor será o reembolso, mas menor também a percepção de valor) e condicional (é realizável)?
Existe quebra de objeções (o produtor conhece mesmo a persona)?

 


#08 – O Produtor Faz Conteúdo Alternativo ao Infoproduto?

Entrevistas, cases de sucesso, depoimentos, reviews do curso, vídeos de conteúdo e tutoriais com outras abordagens, link direto da página de vendas (sem opt-in), link direto para checkout, página de vendas com toda a descrição do curso (usado em remarketing), página com contador de tempo (gatilho mental de escassez), páginas com conteúdo focado em outros interesses da persona, etc.

 


#09 – Tem Canal de Contato com o Produtor e/ou Gerente de Afiliados?

Como são os canais de comunicação (grupo no Facebook, chat, email, whatsapp, skype, etc)?
Tem acesso aos testes realizados pelo produtor (persona, mapa da empatia, criativos e copys testados, públicos e interesses precisos)?
Existe área de membros para treinamento dos afiliados?
Disponibilizam vídeos de conteúdo para os afiliados?
Disponibilizam as estatísticas: CPV, ROI, taxa de conversão em boletos, taxa de reembolso?

Nota: taxa de reembolso >> até 5% é aceitável, mas acima de 8% pode comprometer o ROI do afiliado!

Como é o suporte ao cliente (isso impacta diretamente no reembolso)?
Há recuperação de vendas: funil de emails para boletos impressos, ligação para boletos impressos, ligação para vendas canceladas (impacta diretamente na conversão de boletos)?

 


#10 – O Infoproduto Concede Premiações?

São alcançáveis? São escaláveis? São mensais ou anuais?

 


#11 – Tem Funil de Vendas?

Qual o estilo do funil: perpétuo, com ofertas em webnário ou lançamento perpétuo?
Há funil de emails?
Há outros produtos no funil (esteira): upsell, downsell, tripwire, front-end, middle-end, back-end, high-end?
Tem remarketing: em quais plataformas?

Nota (glossário):
Upsell: oferta após compra principal.
Ddownsell: oferta após rejeição da oferta principal (com preço e valor percebido menores).
Tripwire: produto irresistível de ser comprado e com alto valor agregado.
Front-end: produto de entrada de funil (até R$ 800,00).
Middle-end: R$ 800,00 até R$ 2.000,00
Back-end: R$ 2.000,00 até R$ 5.000,00
High-end: acima de R$ 5.000,00


 

O Que Você Deve Fazer Agora?
COMENTE abaixo o que achou e DEIXE SUAS DÚVIDAS.

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