Benchmarking: Aprenda Com Os Seus Concorrentes

 em Marketing Digital

No artigo de hoje, você vai aprender essa técnica usada pelas maiores marcas do mundo e fundamental para planejar seus próximos passos…

Benchmarking, da palavra de origem inglesa ‘benchmark’, significa ‘referência’. Ou seja: benchmarking é a prática de analisar, de forma profunda e detalhada, as melhores práticas das empresas e empreendedores que atuam no mesmo nicho que você.

Realizando benchmarking você vai conseguir aprender com as melhores práticas de pessoas e empresas que são referências na sua área de atuação. A essência dessa prática consiste em reconhecer que nenhum negócio é o melhor em tudo, ou seja, sempre existe no mercado alguém que é melhor que a gente em algum processo. E isso não é diminuir o seu próprio trabalho, mas sim se inspirar em referências que podem aprimorar ainda mais os seus processos e ajudar a levar o seu negócio a um outro nível.

Fazendo um bom benchmarking, você é capaz de encontrar novas formas de crescer o engajamento nas suas redes sociais, aumentar o número de visitas orgânicas para o seu site ou blog e até gerar mais leads.

Acima de tudo, compreender quais são os fatores de sucesso e as fraquezas dos seus clientes é o principal dado que você tira dessa prática.

 

Agora que você já entendeu mais sobre o que é o benchmarking, vou te ensinar os passos que você deve seguir para conseguir os melhores resultados através dessa técnica. Vamos lá?

A primeira coisa que você deve fazer é escolher os concorrentes que irá monitorar. Escolha de um a três concorrentes, e pelo menos uma ou duas empresas de outros segmentos. Isso pode te ajudar a ter novas ideias para aplicar no seu negócio. Aqui, é importante reforçar que o benchmarking é um processo contínuo, ou seja, você deve manter a sua análise constante.

O segundo passo é definir quais serão os pontos que você irá analisar. Você pode acompanhar pontos como engajamento nas redes sociais, eficiência de landing pages, sejam elas squeeze pages ou páginas de venda, e até a velocidade de carregamento do site. O importante é escolher critérios que possam ajudar a aprimorar o seu negócio.

Para um produtor, observar a concorrência e o mercado é fundamental para obter informações valiosas na hora de definir aspectos do seu produto. Você pode observar quantas aulas o curso que está analisando possui ou, no caso de ebooks, qual o número de páginas e quais são os seus capítulos.

Outro ponto que você pode analisar é o valor do curso concorrente e quais as formas de pagamento que ele oferece. Além disso, você também pode observar qual é a promessa oferecida pelo produto, se ela condiz com a oferta e se o resultado entregue cumpre a promessa.

Também vale a pena sempre ficar de olho nos feedbacks que a concorrência que você está analisando recebe nas redes sociais. Quais são os principais elogios e quais as principais críticas dos seus clientes? Como você pode utilizar essas questões para quebrar objeções e vender o seu produto? As redes sociais podem ser uma ótima fonte de informação para qualquer negócio.

Organize todas as informações em um relatório que te ajude a entender melhor o posicionamento do seu concorrente. Em anexo, no nosso material complementar, há um modelo que você pode replicar na sua ferramenta de planilhas preferida.

 

 

 

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