Quase [Meio Milhão] de Visualizações no Youtube?

 em Marketing Digital, Youtube

O Trajeto Que Percorri Para Aumentar Engajamento e Número de Visualizações de Vídeos no Youtube…

[icegram campaigns=”2339″] Nesse artigo partilharei com você meu trajeto com um canal de vídeos desde 2009. Sempre postando conteúdo de muita qualidade, creio que esse foi o maior “segredo” para chegar aos números atuais do canal.

Vou dar dicas de o que fiz e como você pode fazer também para ter pelo menos mais 400% de visualizações de vídeos em seu canal, que foi o que ocorreu comigo em 2012.

 


 

Por Que o YouTube?

SEGUNDA MAIOR REDE DE PESQUISA DO MUNDO

Após o Google, o próximo site em que as pessoas mais buscam e pesquisam por conteúdos e soluções para seus problemas é o Youtube.

Estima-se que o Youtube tenha, em 2017, mais de 20 bilhões de visualizações todo mês…

São pessoas buscando por coisas que vão desde o simples entretenimento, passando por buscas de assuntos acadêmicos/escolares e até mesmo buscas médicas (“como reduzir minha febre”, por exemplo).

Então é claro que, com tantas pessoas buscando conhecimento no Youtube, esse mercado se mostra muito interessante e mesmo lucrativo. Basta que se monte uma estratégia de Marketing de Conteúdo por meio de vídeos, publicando com rotina vídeos relacionados às coisas que as pessoas mais buscam (já escrevi em outros artigos que “dá pra saber esse número”). Isso fará, em médio e longo prazo, com que seus vídeos sejam mais exibidos, por serem interessantes para os usuários do seu nicho.

 

RELACIONAMENTO / POSICIONAMENTO / PROVA SOCIAL

Três coisas ocorrerão quando você começar a postar vídeos no Youtube:

 

a) Terá capacidade de se relacionar com seus possíveis clientes de forma muito mais abrangente.
Se fizer anúncios de seus vídeos no Youtube, esse relacionamento será maior ainda!

b) Seu posicionamento como autoridade em seu mercado de atuação poderá deslanchar, desde que você publique conteúdo de qualidade, claro. Entenda também que será necessário ter rotina em suas publicações de vídeo, assim como interação (responder aos comentários que seus seguidores postarem – isso é engajamento, um dos fatores de crescimento de canais de vídeo).

c) Poderá publicar depoimentos em vídeo de seus clientes, o que gera muito mais confiança. Isso é conhecido como prova social.

LEGADO

Quando gravo um vídeo para meus alunos hoje em dia, tem uma coisa que penso: “preciso fazer o MELHOR vídeo que eu puder, pois meu filho irá ver esse vídeo”!

É muito recompensador imaginar que você pode deixar conhecimento gravado para as próximas gerações, inclusive seus filhos. E é assim que gravo meus vídeos, pensando que eles serão meu futuro legado, que poderei continuar ajudando pessoas com meu conhecimento mesmo após, por um motivo ou outro, não poder mais gravar vídeos…

ALTA TAXA DE CONVERSÃO E ENGAJAMENTO

É claramente sabido que, dentre os diversos tipos de conteúdo que se tem, o vídeo é de longe o que causa maiores taxas de engajamento e conexão.

É muito melhor se seus possíveis clientes puderem te ver, mesmo que remotamente, se puderem ouvir sua voz, seu timbre, etc.

Tenho a sensação (e testei isso nos últimos anos) de que os vídeos que eu gravo comigo aparecendo geram mais interação do que os vídeos em que apenas capturo a tela do meu PC, por exemplo (esse tipo de vídeo é chamado de screen rec).


Como Eu Faço a Produção de Meus Vídeos?

DE ONDE VEM AS IDEIAS?

Isso é bem simples:
a) OU as ideias surgirão com o decorrer do tempo e o grau de conhecimento que você tiver do assunto que escreve;
b) OU você deverá fazer constantemente pesquisas sobre quais conteúdos são mais buscados na internet para então escrever sobre esses assuntos (isso aliás é um princípio básico do Marketing de Conteúdo).

Na segunda opção você deverá usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave, que eu dividi em 2 tipos:
Ferramentas Quantitativas (oferecem, além de variações das palavras, o número de pessoas que buscam por elas mensalmente): planejador de palavras-chave do Google, Keyword Finder, SEM Rush (essa é paga, mas tem boas funcionalidades na versão grátis) e ferramenta de palavras-chave do Bing.

Ferramentas Qualitativas (oferecem apenas variações de palavras-chave, sem mencionar o volume de buscas): Google Suggest, Google Trends, Keyword Tool Dominator, Keytool.io e Keyword Shitter.

TIPOS DE VÍDEO QUE DÁ PRA GRAVAR

Basicamente são 3: didáticos, motivacionais e depoimentos.

Um conteúdo didático é quando o objetivo primário é ensinar algo.
O vídeo motivacional, como o próprio nome sugere, é o que a ideia de motivar o ouvinte (empreendedores, no meu caso). E depoimentos são vídeos que coleto com meus clientes e alunos que já testaram meus serviços.

Esses são os 3 tipos de vídeo que tenho em meu canal de vídeos no Youtube:
https://www.youtube.com/heltonbezerra

 

FREQUENCIA DE POSTAGEM

Não há um regra para o tempo entre uma postagem e outra, mas estima-se que pelo menos 2 vídeos por semana, em dias e horários pré-definidos, é interessante pra aumentar a relevância do canal.

O QUE DEVE SER OBSERVADO NA HORA DE POSTAR O VÍDEO?

Nome do arquivo: o nome já deve conter a palavra-chave para a qual se quer ranquear mesmo antes de fazer o upload para o Youtube.
Título e descrição: ao dar o nome e descrever o  vídeo no Youtube, deve-se usar as palavras-chave nesses locais.
Thumbnail: é a miniatura personalizada do vídeo, uma imagem com cerca de “1280 x 720 pixels” de medida. Faça uma imagem vistosa, que contraste com a cor do Youtube. Indica-se colocar a palavra-chave nessa imagem!
Tags: mais uma vez, coloque palavras-chave. Evite usar tags muito longas. Se for o caso, separe-as em 2 ou mais palavras. É fortemente indicado usar a chamada ‘tag única”, um tag que esteja presente em todos os seus vídeos e que somente você a tenha. Isso ajuda na tarefa de fazer SERP Domination com seus vídeos, ou seja, deixar a página toda com apenas vídeos seus.
Playlists: crie playlists para organizar conteúdos semelhantes e assim facilitar o consumo e distribuição de seus vídeos pelos leitores.

CONFIGURAÇÕES IMPORTANTES

“Marca D’água” e “Vídeo em Destaque” são 2 setups que você não pode deixar de fazer…

Marca D’água é uma pequena imagem que aparecerá em todos os vídeos de seu canal.
Vídeo em Destaque é um vídeo será ofertado, numa região pequena, durante a exibição dos demais vídeos de seu canal.

 


Métricas de Autoridade

Algumas “medidas” devem ser usadas para saber como está indo o desempenho de seu site, ou seja, de como sua autoridade no mercado escolhido está crescendo.

Dentre alguns outros fatores a mais, eu destaco os seguintes (fique de olho neles):
Assinantes: número de pessoas que assinam o seu canal. Pegue o número total e o número crescente (quantos a mais você teve no mês corrente).

Visualizações: olhe sobretudo as visualizações únicas, por IP.

Tempo de retenção: o tempo que os usuários ficam, em média, nos seus vídeos.

Links externos: seus vídeos não devem apontar para vídeos ou sites de má qualidade. Se for usar link de afiliado, tenha certeza de verificar seu canal e camuflar o link de afiliado.

Incorporações: se seu vídeo tiver um alto número de incorporações, significa que ele é relevante e viral.

 


Como Aumentar Significativamente o Número de Inscritos?

Indico 3 métodos.

a) Lista de Terceiros (canais parceiros)

Procure parceiros que tenham audiência parecida com a sua e negocie com ele pra  trocarem indicações. Ele pode indicar o link do seu vídeo ao fim dos vídeos dele ou escrever um artigo no site dele falando do seu vídeo.

b) Lançamentos Externos

É comum no mercado de infoprodutos (Eduzz, Hotmart e Monetizze) fazermos os chamados “lançamentos”. Um deles é o lançamento externo, quando abrimos nosso produto para afiliação de pessoas (os afiliados), que indicarão nosso produto em troca de uma comissão.

Assim, teremos muito mais gente pra divulgar nossos vídeos que falam sobre o produto e, consequentemente, teremos mais inscritos.

c) Anúncios

A exibição de um vídeo pode ser “patrocinada”. Em outras palavas: pode ser paga!

Eu mesmo anuncio alguns dos meus vídeos. Pago um CPV (custo por visualização) médio de R$ 0,10. Ou seja, com R$ 1,00 consigo que meu vídeo seja visto por 10 pessoas certo? Com R$ 10,00 consigo 100 pessoas e por aí vai…

Claro que com mais pessoas vendo seus vídeos, mas inscritos você terá. O bom pra isso acontecer é que ao fim de cada vídeo exista uma chamada pra ação (CTA – call to action), uma breve frase sua pedindo:
“Se você chegou até aqui e gostou do vídeo, peço que se INSCREVA agora para receber minhas próximas postagens”.

 


 

Fico por aqui, aguardo seu comentário abaixo!

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