Como Escolher Os Conteúdos Perfeitos Para O Seu Blog?

 em Criar Sites, Marketing de Conteúdo

Ser constante na publicação de posts em seu blog é um dos passos fundamentais para aumentar o número de acessos e a autoridade do seu domínio. No entanto, como você pode planejar conteúdos perfeitos para o seu leitor e que também sejam ferramentas no seu funil de vendas?

Hoje você vai aprender dicas de como escolher conteúdos, principalmente para blogs, uma das estratégias para quem busca um negócio de longo prazo.

Antes de começarmos, é importante lembrar que a escolha do conteúdo postado não é um processo exato, pois explora muita sua percepção em relação ao seu leitor e a criatividade em aproveitar oportunidades de temas em evidência.

O primeiro passo é investir na pesquisa prévia de temas, identificando termos que a sua persona já busca na internet. Existem diversas ferramentas para você encontrar esse termos, inclusive o próprio Google Analytics é capaz de gerar insights preciosos.

Analisar suas redes sociais e os comentários dos seus seguidores também ajuda a entender quais conteúdos eles mais gostam de acompanhar.

Indo mais além na pesquisa, é possível monitorar o que os seus concorrentes postam por meio de ferramentas como Google Alerts ou SEMRush – identificando palavras-chave usadas, número de acessos e até sites que linkam para o seus concorrentes. Confira abaixo uma lista de ferramentas de monitoramento:

• Google Alerts
• SEMRush
• MOZ
• Keywordtool.io

O segundo ponto é a observação atenta de detalhes. Além da pesquisa, que envolve dados concretos sobre tópicos como audiência e números, também é preciso ficar de olho no comportamento do público. Quais são os posts que eles mais comentam e compartilham? E qual o motivo disso? Esses posts resolvem alguma dor ou quebram objeções? Qual é o valor gerado por esse conteúdo? Tente responder perguntas como essas para se colocar no lugar do seu público e entender o seu comportamento.

Acompanhar as tendências e assuntos quentes pode ser uma forma de aumentar os acessos ao seu blog por meio da viralização. Verifique quais notícias têm relação ou podem ser adequadas com o seu mercado.

Datas comemorativas são eventos muito bons para criação de conteúdo, uma vez que é possível planejar o texto com antecedência.

Mas o mais importante é não se esquecer da criatividade. Tente pensar conteúdos diferentes e que possam ser únicos. Busque atacar as dores dos seus seguidores, responder as suas dúvidas.

Após a pesquisa feita, reúna todas as suas ideias em uma planilha e veja quais delas servem para virar um post perfeito para a sua audiência. Faça isso sem medo de errar, use a criatividade e lembre-se de adequar cada conteúdo com a fase do funil que você julga mais adequada.

Organizando dessa forma, você consegue visualizar qual o objetivo que você deve dar para o seu texto. Por exemplo, se o seu blog é sobre alimentação saudável e o seu objetivo final é vender um e-book de receitas, é possível criar vários tipos de posts para o 3 níveis do funil. Veja:

Topo do Funil

1 – Como a sua alimentação afeta o seu humor?
2 – Pessoas que se alimentam bem tem menos risco de doenças cardíacas
3 – 7 Benefícios que um almoço balanceado oferece

• Meio de Funil

1 – Como começar uma reeducação alimentar?
2 – Odeio legumes – como superar esse problema?

• Fundo de Funil

1 – 10 receitas saudáveis para melhorar seu humor
2 – Conheça o ebook de receitas que é um best-seller na internet

Viu só como é simples?

Se você ainda possui alguma dúvida se o post criado tem relação com a sua persona, basta fazer as seguintes perguntas antes de publicar o conteúdo:

• “O conteúdo faz sentido para a minha audiência?”
• “Esse assunto interessa aos meus seguidores?”
• “Eu indicaria esse conteúdo para meus amigos?”
• “Essa ideia pode virar um conteúdo único e de valor?”

Depois de passar por todas essas etapas, vai ficar muito mais fácil pensar em conteúdos para o seu blog e escolher aqueles que fazem mais sentido para o seu negócio.

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