Gerar Clientes Todo Dia Usando o [Inbound Marketing]?

 em Estratégias de Venda, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Fábrica de Leads Tem Nome >> INBOUND MARKETING!

Conheça a fábrica de leads que o Inbound Marketing pode gerar para o seu negócio…

O Inbound Marketing aproveita a forma como as pessoas buscam informação hoje em dia para conquistar novos clientes, atraindo-os através da produção de conteúdo relevante e nutrindo-os (com conteúdo inteligente) até o momento certo da venda.

Ele torna sua venda mais eficiente, uma vez que só as verdadeiras oportunidades de negócio são abordadas pelo time de vendas. Assim é possível vender mais com uma equipe menor.

Seus custos para aquisição de cliente (CAC) são reduzidos e você ganha mais tempo para aplicar em outras tarefas (produtividade).

Em Que Se Baseia o Inbound Marketing?inbound-marketing

Em suma são 5 fases:
1) Atração de visitantes (via tráfego orgânico – SEO).
2) Conversão do visitante em lead (concedendo recompensas digitais por meio de caixas de captura em troca do email do lead).
3) Relacionamento com o lead a fim de convecê-lo a comprar algo de você (isso é chamado nutrição).
4) Oferta e venda de produtos e serviços apenas aos leads “qualificados, os que temmais chance de comprar algo – e tem como analisar e prever isso, acredite.
5) Análise dos dados para criar novas ideias e gerar as próximas atitudes a serem tomadas (o nome desse processo é “pivotar”).


 

Passo 01 de 05)
Atração de Visitantes

A MAIORIA DAS PESQUISAS COMEÇA NA INTERNET!

O primeiro passo é criar conteúdos EXTREMAMENTE relevantes para o SEU público (quem ele é precisa estar bem definido, isso se faz com a pesquisa de persona e a pesquisa de demanda de mercado), de forma a  ajudar o visitante do seu site a encontrar as soluções para os seus problemas.

Eles devem descobrir sua empresa na internet e sentir-se atraídos pelo seu conteúdo.

Com a técnica conhecida como Otimização Para Mecanismos de Busca ou SEO (search engine optimization) é possível criar a acompanhar a performance e o desempenho das principais palavras-chave para o seu negócio. Isso também dá pra fazer com as variações de palavras-chave (chamadas de “cauda curta” e “cauda longa”), de tal forma que é possível acompanhar o posicionamento de cada palavra em si. Quem entende bem dessas ferramentas (com quem eu sempre tiro minha dúvidas em SEO) é Rafael Torres.


Passo 02 de 05)
Conversão dos Visitantes Atraídos em Leads

AS PESSOAS ESTÃO DISPOSTAS A DAR INFORMAÇÕES EM TROCA DE SOLUÇÕES

É hora de criar uma oferta que possa ser usada como “recompensa digital” e possa ser disponibilizada com o preenchimento de um formulário.

Essa recompensa digital pode ser: um ebook, uma série de vídeos, um guia de como fazer algo, um infográfico ou até mesmo um cupom de desconto. São várias as opções.

O que você precisa é que o visitante preencha as informações sobre ele nesse formulário e lhe envie (isso ela fará em troca da recompensa digital que você ofereceu – por isso ela precisa ter muito VALOR para o visitante). E, nesse momento, você acabou de gerar um LEAD!

O “local” em que esses visitantes farão esse processo (trocar seus emails pela sua recompensa) tem nome: é a Landing Page. São páginas simples com um formulário mais simples ainda. Nada pode ser complexo para não atrapalhar a conversão, que nesse caso seria “conseguir o email do lead”. Tenha em mente então que Landing Pages (eu chamo de LPs) são essenciais no processo de Inbound Marketing.

Aviso que para aumentar as chances de conversão (a taxa de conversão) é indicado ter uma base de leads muito bem SEGMENTADA. Isso permitirá mensagens mais personalizadas em sua sequencia de emails automáticos!


Passo 03 de 05)
Relacionamento com os Leads (fase de NUTRIÇÃO de leads)

MUITAS VEZES OS SEUS LEADS “AINDA” NÃO ESTARÃO PRONTOS PARA A COMPRA

É aqui que entra a importância do relacionamento e nutrição dos leads, pois a ideia principal é que eles virem clientes…

Enviando conteúdos interessantes e segmentados você irá fazer com que os leads se sintam cada vez mais confiantes em sua marca e, assim, preparados para o “momento de compra”.

Os seus emails de relacionamento precisam ser únicos e customizados para a sua persona, assim com devem resolver os problemas que essa persona tem (lembra da pesquisa de persona e demanda de mercado?).

É essencial que nesse momento você tenha uma ferramenta de email marketing. Eu uso e indico o Lead Lovers, que além de ser email marketing, me permite várias outras coisas como: criação de landing pages, páginas de venda, página de captura, fazer testes AB com emails ou páginas, segmentar leads, automatizar o processo de envio de emails e comunicação, etc.

 

 


Passo 04 de 05)
Venda (na verdade é oferta)

É POSSÍVEL FECHAR MAIS VENDAS COM CUSTOS MENORES

Como somente os leads qualificados (isso é feito por SEGMENTAÇÃO) são enviados para um contato com o time de vendas, você não perderá tempo com quem ainda não está pronto para comprar! Então poderá ter uma equipe menor e realizar mais vendas, escalando o processo conforme sua necessidade.

É possível ver o histórico de interação de cada lead em separado e com isso você terá métricas para identificar as melhores oportunidades. O nome disso é Lead Scoring – e o Lead Lovers também permite fazer isso.


Passo 05 de 05)
Análise dos Resultados e Para Saber o Que Fazer de Agora em Diante (Pivotar)

OS DADOS DE SEUS RESULTADOS SÃO ESSENCIAIS PARA O SEU NEGÓCIO

Analise os resultados das suas campanhas e entenda quais canais estão trazendo mais vendas e que ações trazem mais resultados. Com isso, você terá base para tomar decisões mais acertadas!

É possível saber o ROI (retorno sobre o investimento) em cada canal e ter um entendimento profundo do que chamamos de “comportamento de compra do cliente”.

 


É isso! Se ainda houver dúvidas entre em contato. Até o próximo artigo…
Comente aqui abaixo o que achou e alguma dúvida que você ainda tenha!

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