Inbound Marketing

Inbound Marketing: Entenda Definitivamente [GARANTIDO]

O objetivo do Inbound Marketing é fazer o seu site “SER ENCONTRADO ONLINE”.


Em uma definição simples e rápida
“Inbound Marketing é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”.
(Hubspot, empresa criadora da definição de inbound marketing)

 

Agora, um pouco mais claro
“Inboud marketing está relacionado com criação e compartilhamento de conteúdo de alta qualidade com um determinado público-alvo no momento em que este está procurando por soluções (produtos e serviços) na internet”.

Inbound Marketing Nas palavras de Rafael Rez Oliveira

Hoje o consumidor procura informação em mecanismos de busca e em sites de redes sociais; em blogs pessoais, sites corporativos e vídeo-tutoriais publicados online. E é aí que a marca deve estar: sendo resultado destas buscas”.

É mais ou menos essa aideia que se tem na Wikipedia
“o Inbound Marketing é realizar a propaganda de uma empresa através de blogs, podcasts, vídeos, livros, newsletters, white papers, SEO, marketing de mídia social, e outras formas de marketing de conteúdo”.

 


Desde Quando as Coisas Vem Mudando no Inbound?

Desde 2006, o Inbound Marketing tem sido o mais efetivo método de marketing para fazer negócios online.

Ao invés de usar os métodos antigos de fazer marketing como comprar anúncios, comprar listas de e-mails e rezar pelos leads, o Inbound Marketing é focado na criação de conteúdo de qualidade, o que atrai pessoas para sua empresa e seus produtos, onde eles naturalmente querem estar.

Alinhando o conteúdo que você publica com os interesses dos consumidores, você naturalmente atrai tráfego que pode ser convertido em leads, clientes e promotores da sua marca.

Onde posso fazer o Inbound Marketing?

Blogs, social bookmarking, email, mídias sociais, email, fóruns, infográficos, webnarios, SEO, links diretos ou referenciados, podcasts, vídeos online, ebooks, whitepapers, perguntas e respostas…

 


05 Dicas Eespecíficas Para Fazer Esse Tipo de Marketing

#01 INBOUND MARKETING EM BLOG

Lembra das personas que fazemos para definir “a quem iremos atender”? Então, o conteúdo do blog deve ser baseado nessas personas previamente criadas. É preciso educá-las e retirar as suas dúvidas. Com isso conquistaremos seu respeito e fidelização.

#02 INBOUND MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS

Temos muito espaço no Brasil para trabalhar com redes sociais. E temos também diversas opções de mídia. Então o que você precisa é entender em quais mídias sua persona está presente e se relaciona e, através do tipo certo de conteúdo, atingir esse consumidor.

#03 INBOUND MARKETING USANDO SEO

Não existe Inbound Marketing sem um posicionamento estratégico de otimização para mecanismos de buscas, o chamado SEO. Todos os consumidores online recorrem aos buscadores atrás de soluções.

Logo, o que as marcas precisam é apenas estar posicionadas para as palavras que os diversos consumidores pesquisam no Google, no Youtube, nos fóruns, nos blogs, nos centros de podcasts, etc.

#04 INBOUND MARKETING USANDO LANDING PAGES

Depois de o visitante fazer uma busca e achar um resultado (ou clicar em um banner ou link dentro de um artigo no seu site) ele é direcionado para uma página certo? Essa página, a landing page, é fundamental na decisão de compra.

Preocupe-se com 2 coisas:
a) colocar na landing page o conteúdo certo;
b) passe soemente as informações necessárias para que os estranhos avancem em seu ciclo de compra.

#05 INBOUND MARKETING BASEADO EM CONVERSÃO

Se você já tem um tráfego (visitas em seu site) considerável, mas ainda não gera muitos leads, é preciso pensar agora em conversão (o porquê de seus visitantes não estarem convertendo).
Para iniciar o processo de conversão e converter visitantes em leads (aqueles com um interesse mínimo no tema que o conteúdo relata) é necessário no mínimo o email dos usuários. É comum oferecer algo em troca (e-book, relatório, consultoria grátis, etc) para facilitar e encorajar essa concessão de email do usuário.

 

Esse “algo em troca” é comumente chamado de Recompensa Digital.
Após converter o visitante em lead, ainda teremos mais trabalho: converter o lead em cliente. E, depois, o cliente em “advogado da marca”. Será então necessário desenvolver continuamente estratégias para qualificar o público e conduzi-lo às próximas fases.

PS: Lead Scoring
Com tantos leads na lista, como saber quais deles estão prontos para comprar?
Atribuímos valores para as ação dos leads no funil de vendas. Existem pontos também para as “interações com a marca”. Assim respondemos “quais deles estão mais propícios a comprar”.

 

Recapitulando os 05 principais momentos do Inbound Marketing

INBOUND-MARKETING

 


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