Google Trends: Como Usar Essa Ferramenta do Google?

Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que permite fazer a pesquisa inicial dos temas (palavras-chave) que deverão ser usados em um estratégia de conteúdo…

O marketing digital cresceu bastante de 2013 pra cá, sobretudo com a ajuda do Google Trends. Isso foi devido à uma mudança no pensamento e no modo de agir dos consumidores dentro da internet. Antes você precisava sair de casa para pesquisar por produtos, mas agora você pode fazer isso diretamente na internet.

 

É por isso que empreendedores digitais têm melhorado seus negócios digitais para se posicionarem nas primeiras páginas das buscas online, sobretudo no Google.

 

Escolher a “palavra-chave perfeita” (o termo que seu cliente realmente procura) é o começo da jornada para alcançar um bom posicionamento em sites como Google e Yahoo.

 

Claro que apenas escolher as palavras certas no Google Trends não fará com que seu conteúdo se destaque…

 

A técnica conhecida como SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) vai muito além de simplesmente cuspir palavras-chaves… É preciso definir um termo que é tendência no mercado digital,  por isso o nome da ferramente é Google TRENDS (tendências, no inglês). Há várias formas e ferramentas para te ajudar a encontrar uma palavra-chave relacionada a seu negócio e que tenha uma alta busca no Google. Cito duas como exemplo: Google Keyword Planner e o SEM RushMas além dessas ferramentas já conhecidas, existe outra que também vai te ajudar muito, mas que não é muito divulgada: é o Google Trends.

E, usando o Google Trends, se o que você quer é encontrar maneiras de se destacar e definir uma palavra-chave realmente valiosa para seu público (dentro de um tema específico), você está na ferramenta certa!

Vou então de explicar o que é Google Trends e mostrar como usar essa ferramenta em sua estratégia de marketing digital (sobretudo se o você quiser conseguir mais tráfego de pessoas QUALIFICADAS para o seu site ou blog).

 

 

 

O que é Google Trends?

A “versão beta” dessa ferramenta foi em 2006, nessa época ainda com o nome de Insights for Search (ideias para pesquisas). O tempo passou, vieram diversas melhorias e agora é conhecida como Google Trends. Então se percebe que a ferramenta surgiu e foi aprimorada para oferecer informações sobre como os usuários pesquisam informações em mecanismos de busca como os sites do Google e do YouTube.

Com o tempo e as novas atualizações, o Google Trends passou a ser uma fonte de dados perfeita para quem precisava de informações sobre o que escrever para cada tipo de público. É possível encontrar informações (ideias) sobre desejos e atitudes das pessoas, pois o Google coleta e armazena esse tipo de dado de acordo com as pesquisas feitas pelas pessoas no Google.

É ainda possível entender os hábitos de pesquisa dos usuários ao redor de diversos países e comparar o volume de buscas daquela palavra durante o ano e em diferentes locais do mundo.

Então é possível entender hábitos de busca por países, assim como é possível também definir isso com base em critérios de tempo, categoria e tipo de busca.

Acesse aqui o Google Trends: https://trends.google.com.br/trends/explore#cmpt=q

 

Qual é a vantagem de usar o Google Trends?

É importante ter uma estratégia de palavras-chave, pois são essas palavras específicas que ajudarão a aumentar o tráfego em sua página e ainda levarão mais visitantes qualificados (que realmente desejam conhecer seu produto – se uma pessoa pesquisa por uma palavra, é bem mais provável que ela esteja procurando por uma solução específica que envolva algo em torno dessa mesma palavra).

NOTA: mas de nada adianta criar conteúdos incríveis de temas que não são pesquisados, certo? Então é importante também entender o que o público procura.

 

Em resumo, o que conseguimos com o Google Trends?

  • Ter uma visão geral do que tem sido mais pesquisado no mundo ou em apenas uma região. Isso ajuda a ter ideias de assuntos sobre os quais escrever;
  • Comparar e saber os termos mais buscados nos mecanismos de busca. Assim, você saberá se é melhor escrever sobre “aprender inglês” ou “aprender língua inglesa”, por exemplo;
  • Encontrar assuntos relacionados ao que você quer escrever para criar conteúdos mais amplos em seu nicho.

google-trends-exemplo

DICA: você pode ver os tópicos mais pesquisados em um período e preparar um calendário editorial com alguns insights que você conseguir no Google Trends.

Pronto para usar o Google Trends?

Como disse no início, o Google Trends é uma ótima ferramenta para te dar ideias sobre o que as pessoas estão buscando na internet. Você então conseguirá analisar suas estratégias de marketing e também entenderá se seu produto/serviço é algo que o público já tem interesse prévio, evitando assim criar um negócio que não terá demanda de compradores.

Sei que é importante unir o máximo de recursos possíveis para conseguir se destacar no mercado online com os conteúdos corretos, os mais buscados, por isso preparei uma lista com mais 7 sites em que se pode fazer a pesquisa de temas e palavras a serem usadas em seus conteúdos. Confira:

  1. SEM Rush: https://www.semrush.com/?l=br
  2. Youtube: https://www.youtube.com/
  3. Ubersuggest: https://ubersuggest.io/
  4. Keyword Shitter: http://keywordshitter.com/
  5. MOZ: https://moz.com/explorer
  6. Buzz Sumo: http://buzzsumo.com/
  7. Google Keyword Planner: https://adwords.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/

 


 

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE GOOGLE TRENDS:

 

 

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Jan Zac
    Responder

    Hello ,

    I saw your tweets and thought I will check your website. Have to say it looks very good!
    I’m also interested in this topic and have recently started my journey as young entrepreneur.

    I’m also looking for the ways on how to promote my website. I have tried AdSense and Facebok Ads, however it is getting very expensive. Was thinking about starting using analytics. Do you recommend it?
    Can you recommend something what works best for you?

    Would appreciate, if you can have a quick look at my website and give me an advice what I should improve: http://janzac.com/
    (Recently I have added a new page about FutureNet and the way how users can make money on this social networking portal.)

    I wanted to subscribe to your newsletter, but I couldn’t find it. Do you have it?

    Hope to hear from you soon.

    P.S.
    Maybe I will add link to your website on my website and you will add link to my website on your website? It will improve SEO of our websites, right? What do you think?

    Regards
    Jan Zac

Deixe um Comentário

CONTATO RÁPIDO

Deixa abaixo sua mensagem e assim que possível te retorno ok? Caso seja urgente, entre em contato via whats app: 21 965 299 294