PALAVRAS-CHAVES: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM?

COMO AS PALAVRAS-CHAVE AJUDAM A POSICIONAR MELHOR O SITE NO GOOGLE?

As palavras-chave (ou keywords) são a base de qualquer trabalho de otimização, seja ele onpage (fatores que influenciam o SEO dentro do próprio site, ou seja, sob os quais você tem controle) ou offpageI(fatores que estão, de certa forma, fora do seu controle).

 

Por consequência, a pesquisa de palavras-chave se torna uma das mais importantes atividades

relacionadas com SEO e marketing na internet. Não à toa, ela irá guiar grande parte do trabalho daqui em diante.

 

Em termos de marketing, por meio do trabalho de pesquisa de palavras-chave, é possível aprender mais sobre os clientes como um todo, prever mudanças em demandas e ter tempo para reagir às alterações de mercado — independentemente de qual seja esse mercado.

 

Já para o SEO, por meio de uma pesquisa de palavras-chave profunda e bem feita, é possível tornar os trabalhos de otimização mais eficientes — não aumentando somente o tráfego de um site, mas também as suas conversões.

 

Otimizar um site para as palavras-chave erradas pode fazer com que seu site não seja encontrado para o que você realmente deseja que ele seja, além de atrapalhar as conversões e resultar em tempo perdido. Portanto, para fazer uma boa pesquisa de palavras-chave, listamos alguns passos para auxiliar você nessa tarefa.

 

ANTES DE TUDO, ENTENDA SEU PÚBLICO-ALVO

Um dos erros mais comuns cometidos na hora de fazer  a pesquisa de palavras-chave é acreditar que já se sabe que tipo de palavras as pessoas vão utilizar para encontrar o site.

 

Quanto mais conhecimento você tem sobre uma determinada área, maior a tendência de que você utilize termos mais técnicos e específicos. Ou seja, as pessoas que você realmente deveria atrair provavelmente não encontrarão sua empresa, justamente por não conhecerem esses termos.

 

Por isso, um passo bem importante para começar o trabalho de pesquisa de palavras-chave é ter claro quem são suas personas e mapear a jornada de compra que elas seguem.

 

 

FAÇA UMA LISTA DE PALAVRAS-CHAVE

Ao montar a lista de palavras, é necessário levar em consideração não somente o volume de buscas nos quais elas são utilizadas, mas também outros fatores como a concorrência e a sazonalidade.

 

Geralmente, quanto mais uma palavra é utilizada pelos usuários, mais anunciantes tendem a colocar os seus anúncios quando alguém busca por aquele termo, tornando maior a sua concorrência (valor apresentando na ferramenta).

 

Funciona da mesma forma no orgânico: ao notar uma boa palavra, mais empresas focam as suas páginas e sites naqueles termos, aumentando a dificuldade para obter bons posicionamentos.

 

Quanto à sazonalidade, algumas palavras-chave são muito utilizadas apenas em uma determinada época do ano. Para elas, é importante analisar se os benefícios trazidos pelo bom posicionamento realmente compensam o esforço e o tempo desprendidos nessa tarefa.

 

Para verificar qual o comportamento dos usuários para determinadas pesquisas, uma boa técnica é utilizar o Google Trends. No exemplo abaixo, utilizamos as palavras “presentes” e “presentes de Natal”:

palavra-chave-comparar

 

 

Como é possível perceber, “presentes de Natal” é uma palavra-chave que têm um grande volume de buscas nos meados de novembro e dezembro, mas praticamente não é utilizada após esse período.

 

Já “presentes” tem um comportamento diferente: o volume de pesquisas por ela se mantém praticamente constante, tendo picos em épocas como natal, dia das mães, dia dos namorados e outras datas semelhantes.

 

 

ACOMPANHE O PROGRESSO DAS PALAVRAS-CHAVES

De nada adianta montar uma lista bem elaborada de palavras-chave e utilizá-las no site se você não as acompanhar e não souber o que fazer com elas.

 

Afinal, é por meio do acompanhamento das palavras-chave que você vai perceber quais estão trazendo melhores retornos, quais as implicações no ranqueamento ao utilizar as palavras-chave de determinada maneira na title tag e diversas outras verificações.

 

É possível acompanhar essa evolução de termos na ferramenta do próprio Google, o Google

Search Console (falaremos mais dela adiante), no relatório Tráfego de Pesquisa > Consultas de Pesquisa:

palavra-chave-consulta-pesquisa

 

Observe sempre a coluna “posição média”, que mostra a posição aproximada que aquele termo esteve presente no período selecionado. Com base nas informações sobre cada palavra-chave, existe uma série de ações a serem tomadas.

 

Resumindo, a pesquisa de palavras-chave é um processo contínuo na otimização de um site. Todos os dias são lançados novos produtos, tendências e, consequentemente, com o passar do tempo, o comportamento do usuário pode ser alterado.

 

Um termo que hoje é muito buscado, daqui a poucas  semanas pode perder sua relevância.

 

Além do mais, é importante ter em mente que o próprio crescimento do site pode levar a uma busca constante por novos termos.

 


 

palavras-chaves-banner

 


………………………………………………………………

Por hoje é isso, abraço e até o próximo artigo no Hacks de Conteúdo.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

CONTATO RÁPIDO

Deixa abaixo sua mensagem e assim que possível te retorno ok? Caso seja urgente, entre em contato via whats app: 21 965 299 294