Marketing Digital Para 2018: No Que Apostar?

Seguem as Principais Tendências do Marketing Digital Para Esse Ano de 2018…

Se você aplica o marketing de conteúdo em sua empresa, criou estratégias, mas não tem seguidores, nem tráfego e sua marca não é conhecida, como os leitores irão me descobrir?

 

A primeira coisa que vem à sua cabeça pode ser a mídia paga, os anúncios. Realmente elas surtem um bom efeito, seja no Facebook Ads, Google Adwords, LinkedIn Ads, etc. Mas não são as únicas opções e também podem não ser as mais efetivas quando se pensa em ECONOMIZAR DINHEIRO COM ANÚNCIOS. O que você deve fazer é partir para o Tráfego Orgânico.

Vou compartilhar um estratégia de conteúdo e tráfego orgânico (a médio e longo prazo) para blogs. Com ela, você poderá alcançar os primeiros visitantes em seu site e, a partir daí, crescer com consistência.

 

– Conteúdo cresce em PG e não PA –

 

Vamos abaixo às maiores tendências:

 


1) Aposte nos Guest Posts! Isso Vai Deslanchar Seu Marketing Digital em 2018 por ser uma Estratégia Colaborativa…

Costumo chamar os guest posts de uma relação benéfica de conteúdo entre as 3 partes envolvidas:
1 – O convidado que escreve o conteúdo terá seu nome e material distribuído a uma audiência que possivelmente não atingiria anteriormente… Pelo menos não sozinho.
2 – O receptor do conteúdo (dono do site em que o artigo é escrito) terá uma maior diversidade de conteúdo e em uma linguagem diferente. Praticamente será “custo zero” para ter um novo conteúdo em seu site.
3 – O leitor terá acesso a mais um conteúdo de qualidade, desde que você escolha muito bem o seu redator de conteúdo!

 

– Convidado ganha, receptor ganha e leitor ganha –

 

Pra quem começa agora é uma ótima estratégia! Seu nome estará associado a mais um conteúdo e você terá os primeiros passos para tornar-se uma autoridade em seu mercado. Sem contar, que ganhará alguns backlinks para seu site.

 


2) Participe de Fóruns de Discussão de Conteúdo

Fóruns online são locais de muita importância, pois é aí que nichos mais específicos de mercado costumam conversar e tirar dúvidas. É o local que profissionais usam para compartilhar o conhecimento adquirido, assim como perguntar. E você pode utilizar isso em seu favor simplesmente respondendo às perguntas que são feitas!

Já que fóruns de nichos específicos são um excelente lugar para se posicionar como autoridade, você precisa marcar presença! Aproveite o espaço gratuito para mostrar que você pode ajudar quem está com dificuldades.

Responda as perguntas que  estão diretamente relacionadas ao que você vende, assim como compartilhe sua experiência de forma honesta!

Assim você irá conseguir redirecionamentos de links para o seu site ou blog!

 


3) Atente-se às Mídias Sociais do Seu Nicho (específico)

Você não deve estar nas redes sociais que você gosta, mas sim nas que o seu público se encontra.

Pense um pouco sobre isso:
“Será que não é possível que o seu público participe de algum grupo ou rede social que você nunca utilizou? Que redes sociais seriam essas? 
Quais são as redes sociais em que seu público participa ativamente?”

 


4) Desenvolva Conteúdos em Co-Marketing (marketing de participação)

Outra estratégia extremamente efetiva para alcançar um número maior de leitores no início da sua estratégia é se juntar a outro profissional complementar (que tenha um público-alvo similar) para que vocês possam oferecer a esse público um material em conjunto.
NOTA de EXEMPLO: eu mesmo fiz isso e gravei um curso completo sobre tráfego digital junto com o parceiro Rafael Torres. É o Guia do Tráfego.

 

COMO FUNCIONARIA O CO-MARKETING NO CASO DE PARCERIA EMPRESA-EMPRESA?

Normalmente a empresa com a menor base de leads fará a maior parte do trabalho. Esse investimento de tempo entra como moeda de troca em relação ao uso da base de leads extensa do parceiro escolhido.

Nesse caso, como você provavelmente ainda não tem uma base tão grande de leads, você possivelmente começará investindo mais tempo do que o seu parceiro.

Por exemplo, você poderia ficar responsável pela produção, revisão e diagramação de um ebook. Já o seu parceiro, que tem uma base de leads 10x maior que a sua, pode ficar responsável apenas pela divulgação do material.

Esse é um jeito de equilibrar o que cada parte tem de melhor e ao fim todos se beneficiam, inclusive a base de leads, que recebe um material novo e de qualidade!

 


5) Canal de Vídeos no Youtube

Crie com rotina e publique conteúdos em vídeo no Youtube. Isso será parte de uma estratégia  maior que com certeza aumentará o tráfego orgânico em seu site.

A dica que aqui fica é, pra cada tema que for escolhido, criar cerca de 5 a 10 vídeos, colocar esses vídeos num artigo em seu site para que possa complementar com textos e imagens. No caso da imagens não se esqueça de colocar a tag “ALT” em todas as imagens do site, inclusive as imagens destacadas dos artigos no WordPress.

 

 


6) Página no Facebook – Fanpage

Claro que já sabemos que o alcance orgânico no Facebook já caiu e ainda continua caindo nos últimos anos (especificamente desde 2013). Mas a melhor parte do Facebook com certeza são os anúncios, é o tráfego pago!

No Facebook Ads, quando se precisa apenas disseminação de marca, você pode simplesmente fazer anúncios de tráfego, mas atente sempre às principais métricas como o custo por clique (CPC) e a taxa de cliques (CTR). Mas quando seu objetivo for tráfego para converter em vendas, o mais indicado é que se façam os chamados anúncios de CONVERSÃO. E, claro, sempre use o pixel de conversão do Facebook e seus eventos.

 

 


7) Blog de Conteúdo

É muito necessário que seu site tenha o chamado “blog”, que nada mais é do que uma região em que serão elencados os artigos escritos nesse site. Aliás isso é justamente a base do marketing de conteúdo, que por sua vez é a base do tráfego orgânico.

Explore as categorias, as tags, os endereços de cada página e de cada artigo. Lembre que o cerne dessa questão são as palavras, então escolha muito bem cada palavra-chave em que irá focar cada artigo que for escrever. E, para isso, a melhor dica é sempre fazer a pesquisa de demanda dos termos que já são mais buscados na internet. E aí sim, com esse rol em mãos, parte-se para a criação dos conteúdos do blog.

 

 

 


Conclusão Sobre o Que Você Fazer no Seu Marketing Digital em 2018…

Em nenhum momento sub-julgamos a importância ou o potencial de uma estratégia de mídias pagas bem implementada, porém, não podemos considerá-la como única opção. Afinal, conforme vimos neste post, existem muitas estratégias inteligentes e de baixo custo que podem gerar um valor inicial grande e até maior que o retorno que o gasto em anúncios!

 

Quais das dicas acima você irá utilizar na sua estratégia? Se você está planejando em usar ou já usou alguma, compartilhe sua experiência nos comentários!

 


 

 

Postagens Recentes
CONTATO RÁPIDO

Deixa abaixo sua mensagem e assim que possível te retorno ok? Caso seja urgente, entre em contato via whats app: 21 965 299 294