Perguntas Respondidas [MARKETING DIGITAL]

 em Marketing Digital

O MARKETING DIGITAL É SÓ PRA QUEM VAI FAZER INFOPRODUTOS, OU SERVE PRA QUALQUER TIPO DE PRODUTO?

Infoprodutos são produtos de informação empacotados para a venda no mercado digital. São cursos, treinamento, palestras online, programas de coaching, consultoria, mentoria. Podem ser em formato de ebooks, vídeos, áudios… Depende de como você vai formatar e entregar o seu produto de informação.

 

Se for um ebook, você vai precisar de uma página de vendas e de geração de tráfego (visitas) segmentado para atingir somente as pessoas realmente interessadas.

Se forem cursos, em geral são entregues em áreas de membros, que são simples de fazer com as ferramenta atuais. Inclusive sua produção pode até ser terceirizada.

Preocupe-se mais em construir o curso e toda a divulgação com os métodos corretos, construindo uma lista de emails, se relacionando com essa lista para entregar muito conteúdo de valor antes de tentar vender.

 

Se for consultoria, coaching ou mentoria podem ser entregues ao vivo, como usando o Skype.

 

O mais importante é saber vender tudo isso através de métodos como o marketing de conteúdo. Só fazer o treinamento “pra saber se vai vender” não é estratégia inteligente, pois é justamente a interação com o público que vai te ajudar a modelar o treinamento.

 

Pra vender infoproduto na internet o nome do jogo é AUTORIDADE. Depois disso é que virá a estratégia de tráfego. Eles podem ser vendidos de forma praticamente automática, o que se converte em renda automática e todo dia também. Isso, claro, depois que você faz todo o trabalho inicial. E pra colocar essa máquina rodando tem muito trabalho, com certeza, mas vale muito à pena. Você trabalha muito gerando valor até conhecer bem o seu público para poder formatar e ajustar a entrega do produto… E depois você automatiza isso ao máximo. A partir daí, o mesmo produto que você fez uma única vez, começa a gerar dinheiro recorrente sempre.

 

Mas essa área de educação não é a única possibilidade de rentabilização na internet…

 

E FUNCIONA PRA NEGÓCIO LOCAL?

Claro que sim. Restaurantes, pousadas, lojas de moda, escritórios de contabilidade, consultórios médicos, enfim, tudo.

Existem ferramentas prontas que a sua concorrência nem sonha. E com um custo muito mais acessível do que se possa imaginar. Então você irá fazer um planejamento de atuação, conhecer o mercado e a sua persona compradora e, depois que tiver uma visão detalhada de tudo isso (o marketing digital te permite fazer esse estudo inclusive dando previsão de mercado), aí sim poderá criar uma outra estratégia de atração de visitantes para a página de vendas que irá criar.

Irá usar para essa atração as redes sociais e o tráfego pago e orgânico.

 

Irá começar a criação de uma lista dos chamados leads e se relacionar com eles por email marketing para conhecê-los melhor ainda (medos, necessidades e anseios) e poder segmentá-los. Com isso poderá oferecer produtos mais específicos para cada subgrupo identificado.

 

Aos poucos você irá transformar os leads em clientes e, depois, os clientes em evangelizadores do seu produto, indicando em massa para outros milhares de leads, que recomeçarão o ciclo.

 

Custo menor que o marketing tradicional, onde sequer se consegue mensurar efetivamente o resultado de suas ações.

 

TENHO INTERESSE EM TER UM NEGÓCIO ONLINE, MAS SEM A MÍNIMA IDEIA DE COMO COMEÇAR E QUAIS AS POSSIBILIDADES…

03 tipos de negócios digitais:

  1. Transforma o seu conhecimento em um produto digital, como um curso.
  2. Comercializa produtos ou serviços online, como os coachs.
  3. Afiliado ganhando comissões, seja de produtos físicos, seja de infoprodutos.

 

O afiliado basicamente gera tráfego para as páginas de vendas (ebooks, cursos, congressos). Ele acha as pessoas certas. É um trabalho mais de bastidores, controle de qualidade, de métricas, ajustando um funil de vendas para que ele fique altamente conversível para o que está sendo vendido.

 

É essencial gerar conteúdo para cativar reciprocidade e gerar autoridade dos consumidores.

 

EU PRECISO DE UM SITE OU BLOG? PRECISO DE REDES SOCIAIS? QUAIS?

Não necessariamente. Você pode trabalhar apenas com páginas de captura, onde terá um campo para coletar o email do lead. Isso é feito oferecendo, em troca, um conteúdo de muito valor. Aí sim teremos a criação sólida de uma lista. Relacionamento antes, negócios depois.

 

O blog será importante sim se você  quiser ficar bem ranqueado nas posições do Google e se quiser criar autoridade com sua audiência. Porque sem conteúdo o Google não entenderá que você é relevante para as pessoas.

 

Audiência do seu blog é mais importante que a das redes sociais (audiencia alugada), que não é sua, o alcance é limitado e, pelas regras de negócios das próprias redes, você pode perder suas visitas a qualquer momento, como ocorreu com Google em 2011 e Facebook em 2014.

 

O mais inteligente a fazer é atrair pelas redes sociais, mas sempre direcionando para conteúdos de altíssimo valor no seu site, onde as pessoas sejam estimuladas a deixarem seus emails, tornando-se leads.

 

Os tipos de redes sociais…

Pra ter crescimento rápido é crucial ter um canal no Youtube com vídeos de conteúdo e audiência crescendo proporcionalmente, seja de forma orgânica, seja via anúncios.

Os vídeos hoje são os preferidos das pessoas, dão muito engajamento e são fáceis de serem consumidos.

 

QUAL É O MELHOR CAMINHO PRA GERAR AUTORIDADE COM MINHA AUDIÊNCIA?

Gerar valor na vida das pessoas com conteúdo gratuito. É preciso planejamento para não sair gerando conteúdo puramente gratuito, sem saber pra que nicho, pra que persona e que dores e objeções você vai resolver…

 

COMO  EU POSSO COMEÇAR DO ZERO E COM POUCO DINHEIRO?

Dá pra começar com pouco dinheiro, mas não com investimento zero…

Mas é muito mais barato com as ferramentas atuais, inclusive algumas gratuitas.

Terceirização de serviços: é importante estudar ou saber das áreas até mesmo para contratar corretamente. O importante é saber comandar a orquestra como um todo. Mas você não precisará ser a orquestra. É preciso ter a mentalidade de delegar e terceirizar, mesmo porque se você for autônomo nem vai ter tempo de fazer tudo sozinho.

Existe muito conhecimento gratuito na internet que já permite um alto grau de conhecimento.

Ou você arca com os custos de pagar alguém pra fazer ou você faz tudo sozinho.

 

Encare sua presença online como um negócio efetivo para que isso possa lhe trazer resultados efetivos.

 

 


 

É isso por hoje, se você tiver alguma dúvida comente o artigo!

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