[RESUMO e CHECKLIST] 04 Fases Para Anunciar no Facebook!

Passo pra vocês um resumo com as 04 fases de uma campanha bem delineada de anúncios no Facebook.

  1. Planejamento
  2. Construção
  3. Otimização
  4. Escala

###########################################################

LEGENDA dos TERMOS USADOS (anote)
CA = CAmpanha
GA = Grupo de Anúncios
AN = ANúncios
CoAN = Conjunto de ANúncios
ROI = Return Over Investiment (é o quanto se teve de lucro com o valor investido nos anúncios)

 

01 – PLANEJAMENTO dos ANÚNCIOS no FaceADS (FACEBOOK)

Verificar orçamento disponível.

Identificar público.

Escolher produto ideal (apenas para afiliados).

Conversar com o produtor ou gerente de afiliados.

Captação de materiais.

 

02 – CONSTRUÇÃO dos ANÚNCIOS no FACEBOOK

Preparar o essencial.

>> link, público, pixel, campanha.

 

Evento de conversão (apenas para campanhas de conversão) (nível de GA).

>> “contestar” a “teoria da otimização gradual” de pixel (view, initiate checkout, purchase, etc).

>> após validar os anúncios campeões, colocar R$ 100,00 por dia em CADA anúncio.

 

Públicos segmentados  (usando pelo menos 1 interesse) x aberto (sem usar nenhum interesse) (nível de GA).

>> diz-se que atualmente NÃO fazer a segmentação por dispositivo mostra melhores resultados, pois, com a alta de anunciantes fazendo seus anúncios apenas pra mobile, isso inflacionou o mercado, o CPC e CPM… ou seja, teoricamente “custos mais baixos” seriam em campanhas NÃO segmentadas por dispositivo.

 

Excluindo interesses (nível de GA)

>> excluir público do mesmo nicho para que elas não vejam e copiem – isso é uma “linha de pensamento”.

 

Posicionamento (nível de GA)

>> desktop, mobile, instagram, coluna direita – hoje a posição que mais converte é de longo o mobile).

 

Otimização do pixel (nível de GA)

>> “contestar” o compartilhamento de pixel, pois o pixel é otimizado por GA, não por CA… é de uma forma individual.

>> não dá pra fazer 4 s, colocando R$ 20,00 em cada, e esperar que isso otimize… é melhor colocar os R$ 80,00 em um único GA… 15 a 25 ativações pelo período selecionado (1 ou 7 dias), mas o ideal é “quanto mais melhor”.

 

Janela de conversão (nível de GA)

>> melhor usar a de 7 dias, pois com apenas 1 dia se precisaria colocar muito mais dinheiro (pois precisa-se de pelo menos 15-25 ativações do pixel pelo período selecionado).

 

Criativos (nível de AN)

>> anúncios “nativos” (de persona pra persona) estão em decadência, mas ainda funcionam.

>> o que tem mais dado certo é a COPY curta, objetiva e direta.

>> subindo 6 imagens o Facebook vai testar as 6 dentro do GA.

>> o anúncio NÃO deve vender, deve apenas CONECTAR o público à oferta – tríade  “anúncio-público-oferta”.

>> se o produto já vende muito a única conclusão que poder ser tirada é que “a oferta já está validada”, PONTO, não extrapole essa conclusão e continue seus testes.

 

 

03 – OTIMIZAÇÃO de CADA ANÚNCIO no FACEBOOK

7 dias, em geral, é a fase de “teste + análise diária”.

2-4 dias, em geral, é a fase de otimização.

É essencial “pilotar”a campanha, todo dia, não apenas deixá-la no “automático”.

O que analisar?

Gênero

>> muito afetada pelo tipo de produto.

Idade

>> muito afetada pelo tipo de produto.

Cidades

>> é sabido que alguns estados NÃO convertem bem (em geral estados com baixa taxa de acesso à internet) e vice-versa (estados mais escolarizados e com amplo acesso à internet).

Posicionamento

>> hoje o indicado é colocar amplo mesmo.

Métricas

>> ROI: cada um define o seu – a principal de todas as métricas.

>> CPC: até 0,15.

>> CPM: abaixo de R$ 10,00.

>> CTR: maior que 4%.

>> PQ (pontuação de qualidade: maior que 7 – surge a partir de 500 impressões.

 

O resultado desse processo é o que chamamos “campanha MATRIZ”.

Quanto mais específico o público, mais caros os custos (CPC e CPM). No início isso costuma assustar um pouco, dar medo, mas com o ganho de BI (business inteligence ou inteligência da campanha – SIM, isso existe) a campanha estabiliza e essas métricas chegam a um “valor-platô”, um valor médio.

Pontuação baixa implica em maiores custos.

 

 

04 – ESCALANDO dos ANÚNCIOS no FACEBOOK

Descobrir o melhor criativo.

Regra 1-1-1-1 (1 CoAN – 1 CA – 1 GA – 1 AN).

Dobrar orçamento.

>> testar aumentos de 50-100% a cada 24h.

Limite de investimento diário.

>> é visto que ao passar de R$ 500,00 por dia em uma CoAN aumentam as chances de bloqueio e o ROI começa a cair… pra fugir disso:

  1. a) escalar aos poucos de forma vertical (100, 150, 200, …, 500).
  2. b) subir o mesmo anúncio em outra CoAN (isso se faz no exato momento em que se descobre o “anúncio ideal”)… fazer em pelo menos 3 CoAN diferentes… isso serve como contingência.

Mesmo orçamento em várias contas.

>> trabalhar com os “limites de cobrança e transição” do Facebook (80-160-800-2400) e ir adiantando, se for preciso, as comissões nas plataformas para ir “cobrindo” ps gastos do cartão, ou seja, na prática o que se faz é usar o “crédito que o Facebook aprova + adiantamento da plataforma“… mas lembre-se de PAGAR!

>> pra começar a escalar, um “ROI seguro” seria de pelo menos 50% (posição compartilhada por Carlos Ramos).

>> escalar verticalmente: aumentar gradativamente o orçamento da CA (até um limite seguro).

>> escalar horizontalmente: copiar e colar um “AN vencedor” para outras CoAN.

>> o “tempo médio de vida” de um anúncio gira em torno de 30 dias, após isso ele cansa, morre… fazer outros é a solução.

 

 

###########################################################

NOTAS IMPORTANTES

>> perfil fake nunca.

>> anunciar um único produto por CoAN (se um produto bloquear a conta de anúncios, todos os outros que estão nessa mesma conta também param, cuidado).

>> adequar o valor que se tem pra anunciar à comissão e preço do produto (não adianta ter R$ 80,00 de orçamento e querer vender um produto de R$ 800,00 – quanto maior o ticket, menor o volume de compradores, então será necessário amostrar o anúncio pra mais pessoas, o que por sua vez custará mais dinheiro).

>> como otimizar mais rápido pra cartões de crédito: OU elimina a contagem de boletos na conversão (Monetizze permite isso) OU coloca como afinidade o “interesse por cartões de crédito” – isso é meio questionável… usar remarketing nesse período ajudará bastante.

 


Até o próximo resumo.

Att, Helton Bezerra, rs!

 

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Rayne Oliveira

    Gostei do conteúdo e vou aplicar nos meus anúncios. Parabéns!

CONTATO RÁPIDO

Deixa abaixo sua mensagem e assim que possível te retorno ok? Caso seja urgente, entre em contato via whats app: 21 965 299 294