[ROTEIRO] Criar o E-book Perfeito Para Vender na Internet

Um Roteiro com 10 Passos [SEQUENCIAIS] Para a Crir Seu Ebook (livro digital)

O livro digital pode ser o primeiro passo para você começar uma estratégia online de sucesso e começar a ganhar dinheiro na internet. O e-book é um formato muito utilizado no meio digital, pois ele pode ser consumido muito facilmente através do  computador, celular e outros eletrônicos que comportam texto.

Não se preocupe se você não é um escritor nato ou se provavelmente ainda não sabe sobre o que escrever. Este material te ensinará como criar seu primeiro e-book e algumas estratégias para começar a atuar no mercado digital e realizar suas primeiras vendas. Vamos, então, ao que interessa!

Resumo do Artigo

  1. Escolha do Assunto
  2. Pesquisa Aprofundada
  3. Mão na massa
  4. Estrutura do e-book
  5. Revisão
  6. Formatação e Design
  7. Formato do arquivo
  8. Precificação
  9. Registro do material
  10. Divulgação

 

 

 


 

Passo 1 de 10 – Escolha do Assunto (ou Tema) do Ebook

O assunto do e-book guiará todo o processo de construção do material e é por ele que você deve começar. É muito importante que você escreva sobre um tópico que domina e que terá prazer em ensinar. Pense em seus talentos, habilidades e aspectos pelos quais é admirado pelas pessoas próximas a você.

Pense também em sua história e aprendizados que obteve ao longo de sua história.

Por exemplo: se você sempre foi uma pessoa tímida e conseguiu superar essa característica de alguma maneira, você pode ajudar muitas pessoas que passam por um momento similar ao seu. O importante é que o conteúdo seja relevante e agregue real valor aos seus clientes.
Além disso, é crucial que haja demanda do assunto no mercado, pensando na projeção que seu e-book terá quando lançado. Por isso, faça uma pesquisa minuciosa, identifique necessidades e dores em relação ao tema escolhido.

Abaixo listei algumas ferramentas para você realizar sua pesquisa para a criação do ebook

FORMULÁRIOS ONLINE:

O Google oferece uma ferramenta  gratuita para elaboração de formulários de pesquisa.

Você pode personalizá-lo da maneira que preferir, com perguntas abertas ou de múltipla escolha a fim de identificar comportamentos e opiniões das pessoas que o responderem.

Divulgue o formulário nas redes sociais, fóruns e grupos do nicho que se adequar mais à sua pesquisa. Para criar o seu formulário, clique aqui.

GOOGLE TRENDS:

Através do Google Trends você consegue identificar termos muito pesquisados no Google e ainda fazer comparações entre palavras-chave relacionadas ao seu tema.

SEM RUSH:

Através do SEM Rush você pode identificar termos relacionados, volume de busca e os primeiros sites posicionados no Google para o termo pesquisado.

PLANEJADOR DE PALAVRAS CHAVE DO GOOGLE:

Novamente utilizando uma ferramenta gratuita do Google, é possível verificar o volume de pesquisa pelo seu termo e obter ideias de termos semelhantes, que também podem ser abordados em seu e-book. Para acessar a ferramenta, basta ter uma conta no Google Adwords.

 


Passo 2 de 10 – Pesquisa Aprofundada Sobre o Assunto Tratado

Uma vez que o assunto foi definido, é hora de iniciar a pesquisa para construção do criar-ebookconteúdo.

 

Se você se propôs a ensinar um assunto, seu material deve conter todas as informações possíveis acerca daquele tópico. Para isso, faça uma pesquisa minuciosa e reúna todas as informações relevantes para compor seu e-book.

 

O Quora e o Yahoo Respostas são excelentes ferramentas para descobrir as principais dúvidas das pessoas sobre diversos assuntos.

Descubra também outros produtores que já exploraram assuntos semelhantes e assegure-se de elaborar um  conteúdo ainda melhor e completo.

 


Passo 3 de 10 – Mão na Massa

Após a pesquisa, é hora de começar a escrever.criar-ebook

Como nemtodo mundo é familiarizado com o processo de escrita, amelhor maneira de se iniciar é realizando um brainstorming, que nadamais é do que um amontoado de ideias.

Escreva os principais assuntos que, necessariamente, seu livro deve conter e aos
poucos organize esses tópicos em capítulos, ordenando-os da maneira mais didática possível aos seus leitores.

“Ao escrever, lembre-se com quem você está falando, a suapersona”.

 

Se você ainda não tem sua persona definida, leianosso post ensinando como criar a persona para o seunegócio. Ela definirá o tom da escrita e modo como vocêconduzirá todo o conteúdo.

Deixe claro ao leitor qual a sua proposta com o material egaranta que o e-book cumpra o prometido.

Assim como em blog posts, cada capítulo deve conterintrodução, desenvolvimento e conclusão, para que seusleitores não sintam-se perdidos em meio a tanta informação.

Não se preocupe com a quantidade de conteúdo, nem tenteestender o texto para que ele fique maior.

 

“Escreva tudo que deve ser dito, nem mais, nem menos”.

 


Passo 4 de 10 – Estrutura do Ebook

Depois de reunir muitas informações e realizar o brainstorming, é hora de se organizar.criar-ebook

Garanta que seu conteúdo esteja disposto de maneira clara e interessante para o leitor.

Mesmo se tratando de um livro, evite grandes blocos detextos e utilize subtítulos e “bullets” como recurso para dividir os assuntos.

 

UMA ESTRUTURA BÁSICA DE UM LIVRO DIGITAL DEVE CONTER:

Capa: com uma capa, seu e-book tem mais chance de atrair potenciais compradores.
Autor: aproveite para se apresentar brevemente a seus leitores.
Sumário: organize todas as sessões do e-book e exponha-as em um sumário indicando as páginas em
que se encontram.
Introdução: apresente a proposta do livro e exponha ao leitor o que ele aprenderá com seu material.
Corpo: contém todos os capítulos e subtítulos do e-book.
Conclusão: desfecho do assunto principal.
Sobre: Você ainda pode incluir uma página ao final do e-book contando mais sobre sua história ou de sua empresa e deixar e deixando alguns dados para contato, como e-mail e redes sociais.

 


Passo 5 de 10 – Revisão do Ebook

Revisar é mais do que passar o olho em seu material, criar-ebook
corrigindo os erros de português e digitação.

Claro que o português deve ser impecável, do contrário, você pode perder credibilidade com seus leitores.

Mas ao revisar, é preciso fazer uma leitura crítica e minuciosa, com o objetivo de refinar seu material, reorganizá-lo, substituir palavras repetidas, trocar alguns termos por sinônimos mais adequados e, principalmente, averiguar se você está cumprindo a proposta inicial.

Após finalizar a escrita, aguarde algumas horas antes de revisar a primeira versão, dessa forma você estará mais apto a descobrir erros e pontos de melhoria. Utilize ferramentas de revisão de textos, como o Libre Office ou o próprio Microsoft Word e também peça ajuda a um amigo que o auxilie na correção.

 


Passo 6 de 10 – Formatação e Design (organização e aparência influem, sim, na conversão)

Tão importante quanto seu conteúdo, é o visual do material que você entregará ao seu criar-ebookleitor.

A diagramação é um dos aspectos que deixará a leitura mais agradável, além de fornecer uma boa experiência ao seu usuário.

Se você não domina técnicas de design ou ferramentas para diagramação e editoração, contrate um designer freelancer para deixar seu material com um bom aspecto.

Fonte: escolha uma fonte de fácil leitura e um tamanho adequado para ser lido em qualquerdispositivo (desktop, celular e tablet).

Capa: como mencionado na estrutura do e-book, a capa tem o poder de chamar mais atenção. Por isso,deve ser bem produzida e conter uma identidade visual bem relacionada ao tema do material.

Sumário: disponha um sumário ao leitor, para expor os tópicos contemplados em seu e-book e facilitar a localização de informações. Se possível, adicione links aos capítulos no sumário para facilitar a navegação ao longo do seu e-book.

Ilustrações: acrescente imagens e informações visuais que complementem a leitura e compreensão do material, como infográficos.

Você pode adquirir boas imagens em bancos gratuitos, como o “Pixabay” e o “Rgbstock“, mas se preferir imagens em alta definição, pode comprar imagens belíssimas no “Shutterstock“. Mas quando utilizar de bancos gratuitos, esteja sempre atento aos termos de uso e de referenciar a fonte.

Quotes: destaque as frases importantes e marcantes ao longo de seu material. As chamadas “quotes” podem promover uma quebra importante quando houver muito volume de texto corrido.

Cores: escolha uma paleta com cores agradáveis para seu leitor. Procure entender ascores mais adequadas ao seu tema e público.

Lembre-se sempre que as cores também têm o poder dedesencadear emoções de acordo com sua disposição e quando desejar chamar atenção para algum elemento específico ou destacar algum ponto importante, utilize cores que contrastem com a paleta principal.

 


Passo 7 de 10 – Formato do Arquivo Digital

Atualmente existem dois tipos de formatos mais comunsem que você pode distribuir seu criar-ebooke-book, o ePub e PDF.

OePub se adapta mais facilmente a diversos dispositivos e se ajusta a diferentes telas. Já o PDF limita-se ao seu formatooriginal, independe se lido em um e-reader ou na tela de umnotebook.

• O ePubé ideal para e-books simples, que nãocontenham muitas imagens e que, independente dodispositivo, ele terá o mesmo efeito sob o leitor.
• O PDF é ideal para e-books extensos e maiscomplexos, em que a disposição do conteúdo, bemcomo as imagens contidas devem ser assimiladas damaneira predeterminada pelo autor e designer.

 


Passo 8 de 10 – Precificação

A escolha do preço do seu produto digital também fazparte da sua estratégia de venda e criar-ebookdeve ser uma decisãosábia.

 

 

 

 

CONSIDERE OS SEGUINTES TÓPICOS AO DEFINIR O PREÇO DO SEU EBOOK

Investimento total: aqui você deve considerar odinheiro investido para produzir o material, paradivulgação, bem como suas horas de trabalho.
Concorrência: analise o preço de produtos similares ao seu e utilize-o de referência para precificar seu material.O ideal é que os preços sejam aproximados, para maisou para menos.
Público: conhecer seu público é essencial na horade definir seu preço! Isso porque o perfil de seuscompradores ditará se seu produto é direcionado parapessoas com maior ou menor poder aquisitivo.

Valor agregado: se eu material tem uma propostade valor alta, o preço deve seguir a lógica de que aocomprar seu e-book, o cliente receberá algo valioso emtroca. Se a proposta de valor for baixa, é melhor reduziro preço do produto.

 


Passo 9 de 10 – Registro do Material

Antes de publicar seu e-book e divulgá-lo para venda,é aconselhável que se registre o criar-ebookmaterial na BibliotecaNacional.

O registro serve para proteger seus direitos autorais e evitar qualquer tipo de fraude futura.

Mesmo que você pretenda produzir algum material e distribuí-lo  gratuitamente, é importante adquirir seu ISBN.

Para mais informações, acesse o site
http://www.bn.br/servicos/registro-obras e faça seu registro.

 


Passo 10 – Divulgação do Ebook

Da mesma forma que você chegou a este e-book, as pessoastambém precisam encontrar criar-ebooko seu!

Além de lhe gerar receita,seu e-book irá lhe proporcionar leads, que são oportunidades
de fazer mais negócios, como por exemplo, um upsell (oferta posterior de um produto relacionado com o ebook que você vendeu)!
Para iniciar a divulgação, o ideal é que você hospede seumaterial em uma plataforma de distribuição de produtosdigitais (Clickbank, Hotmart, Eduzz ou Monettize). Assim, você terá a estrutura queprecisa durante e após seu processo de venda. Pesquise com outros produtores e descubra qual será a melhor plataformapara o seu negócio.

Ao associar-se a uma plataforma você terá mais segurança para realizar suas vendas, além de contar com um sistema pronto para distribuição de produtos digitais.

Após encontrar a melhor plataforma para você e seu produto, é hora de mostrar ao mundo o que você tem a ensinar.

 


Ideias Úteis na Divulgação do Ebook

EXPONHA EM SEU SITE

Crie uma landing page exclusiva. Além da divulgação no site,é importante que seu e-book tenha uma página dedicadae customizada com um único propósito: vender.

O site provavelmente terá diversos conteúdos e muita distraçãopara seu prospect. Com a landing page, você pode conduzire induzir o visitante a comprar seu material de maneira
mais eficaz.

Se você ainda não sabe como fazer uma landing page matadora, clique aqui.

ESCREVA BLOG POSTS

Além do próprio site, mantenha um blog com conteúdorelevante para seu público e comece a implementar umaestratégia de Marketing de Conteúdo em seu negócio. Através de blog posts, você poderá educar seu público e promover seu produto.

INFORME SUA LISTA DE E-MAIL

O e-mail ainda é a ferramenta mais poderosa para fazernegócios. Através do e-mail você pode falar diretamentecom seu público, no momento adequado.

ANUNCIE EM FERRAMENTAS DE BUSCAS E OUTROS CANAIS

Você pode divulgar seu e-book no Google e em outrosbuscadores, através de anúncios pagos. Sendo assim,é essencial que você já tenha sua landing page no ar.

Também é possível anunciar no Facebook, Twitter,Instagram e outras redes sociais.

POSTE NAS REDES SOCIAIS

No Facebook, a maneira mais profissional de divulgar seumaterial é através de uma fanpage da sua marca. Comuma página própria você pode expor conteúdo, bem comopromover seu produto digital.

Há quem diga que o Twitter está com seus dias contados,mas a verdade é que essa rede tem um público muito fiel.Uma pesquisa recente do IBOPE constatou que as pessoasque usam Twitter tendem a comprar mais do que aquelesos não-usuários.

Com a estratégia adequada, é possívelpromover seu novo e-book.

O Instagram também é um ótimo canal de divulgação,principalmente se você souber trabalhar com conteúdoatravés de imagens.

Além dessas redes sociais, existem várias outras que podemajudar seu negócio: Snapchat, Youtube e Pinterest sãoalgumas delas. A estratégia para definir qual utilizar serásempre descobrir onde seu público está.

PARTICIPE DE PROGRAMAS DE AFILIADOS

Existem várias pessoas no mercado que ganham dinheirosem ter um produto sequer.

Elas são especialistas emdivulgar os produtos digitais de outras pessoas e ganham
comissões para isso. São os chamados afiliados. E você podeter seus próprios afiliados divulgando e falando bem do seuproduto na internet.

MONITORE

Durante a divulgação, mantenha sempre o monitoramentoativo de suas campanhas. Assim você poderá identificar asmelhores estratégias e otimizar as que não convertem tãobem.

O Google Analytics deve ser sempre seu melhor amigo se vocêdeseja melhorar sua performance online.

 


Anotação Final

O ebook é apenas uma das possibilidadescom as quais você pode trabalhar para vender
produtos digitais.

É também possível trabalharcom vídeos, audiobooks, podcasts e váriosoutros formatos.

Se você sempre teve vontadede empreender e ganhar dinheiro na internet,essa é uma excelente maneira de começar.

 

 

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