SEO e SEM: o Que Significam? Qual a Importância Para o Seu Negócio?

 em Estratégias de Venda, Marketing de Conteúdo

Quem quer trabalhar com conteúdo na sua estratégia já sabe: produzir um material de qualidade é fundamental para atrair e engajar a sua audiência. E existem algumas técnicas que podem ajudar você na hora de levar o seu conteúdo até as pessoas. Na aula de hoje, nós falamos sobre duas delas: SEO e SEM.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização dos mecanismos de buscas, em português. Trabalhar o SEO da sua página ou site é contribuir para que ela tenha um desempenho melhor nos sites de busca.

Você já deve ter reparado como os resultados mais relevantes aparecem primeiro quando você busca por um determinado conteúdo no Google, por exemplo. Vários fatores contribuem para isso, e o uso de boas técnicas de SEO tem um peso significativo aqui.

– Quanto mais clara a URL do seu site, melhor. Ou seja: um site sobre sapatos que se chama “melhores sapatos” possivelmente terá um desempenho melhor nas buscas que um site com um nome completamente desconectado – “viajando pelo mundo”, por exemplo.

– Escolher bem e utilizar palavras-chave também é fundamental. Por isso, escolha quais palavras tem mais relação com o seu site e o seu objetivo com aquele texto e a utilize de forma estratégica dentro do seu texto. Isso faz muita diferença para os algoritmos de sites como o Google.

– Fatores externos também tem um grande peso na hora de ajudar o seu site a rankear nas primeiras posições dos sites de busca. Por isso, sempre produza artigos de qualidade e construa a sua autoridade como afiliado ou produtor. Assim, fica muito mais fácil receber indicações de outros profissionais para o seu artigo.

– Utilizar de forma correta os padrões de formatação utilizados pela internet também é fundamental. E isso vale tanto para a utilização correta das tags HTML do seu site como também na hora de escolher e nomear as suas imagens.

– Muito importante: evite qualquer prática que tente enganar os mecanismos de busca. Sites que utilizam essas práticas acabam punidos pelos buscadores e podem perder muitas posições nos seus rankings.

Existe muito mais pra falar sobre essa técnica. Porém, você precisa começar do básico.

Outra ferramenta muito importante de SEM são os anúncios patrocinados. Sabe aqueles anúncios que aparecem primeiro na busca quando você está procurando por algo? Exatamente esses – e eles são muito importantes para os empreendedores que querem se destacar em um nicho competitivo ou ganhar destaque rápido no buscador.

E aqui, vale um lembrete: estes anúncios têm um custo, e você não pode perder o seu orçamento de vista.

Existem algumas grandes vantagens em investir em estratégias de SEM. Primeiro, a relevância que o seu conteúdo ganha quando alguém está pesquisando por ele. Outra vantagem é o custo: você pode definir a sua estratégia de acordo com o seu orçamento, investindo mais em anúncios ou em buscas orgânicas, por exemplo.

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