VENDA MAIS #02 – O QUE É GERAÇÃO DE LEADS COM REDES SOCIAIS?

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VENDA MAIS #01 – O QUE É GERAÇÃO DE LEADS?
08/06/2018
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VENDA MAIS #03 – O QUE É GERAÇÃO DE LEADS COM MÍDIA PAGA?
08/06/2018
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COMO GERAR LEADS COM AS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS?

Com o passar dos anos, as redes sociais evoluíram muito. Mais do que apenas um meio de se fazer amigos, elas se transformaram em um meio de se fazer negócios. São inúmeras as possibilidades de usá-las para se gerar Leads.

 

Para conseguir um alcance maior e mais qualificado e extrair o maior resultado desses canais, é interessante que você conheça as personas – ou seja, uma representação fictícia da sua audiência –  que fazem mais sentido para o seu negócio.

 

Essa definição é importante não apenas para definir em quais redes sociais você deve estar presente, mas para melhorar os resultados das suas ações de Marketing Digital. Outro ponto relevante é que a definição de personas e jornada de compra irá acompanhar você durante toda a estratégia de marketing e vendas.

 

Caso você não tenha definidas as personas e jornada de compra da sua empresa, conheça o Gerador de Personas e o Gerador de Jornada de Compra. Com as personas definidas, é hora de descobrir em quais redes sociais focar, ou seja, em quais delas suas personas se encontram. É importante que você não desperdice esforços onde suas personas não estão.

 

Nos próximos capítulos você verá como utilizar as principais redes sociais para alcançar o seu potencial cliente…

 

 

 

GERAR LEADS USANDO O FACEBOOK

Olhando sem o devido cuidado, o Facebook pode parecer interessante apenas para empresas B2C. Entretanto, essa rede social pode ser uma fonte valiosíssima de geração de Leads por 4 grandes motivos:

  • Quase todo mundo está lá (possui mais de 1 bilhãode usuários ativos);
  • Ele permite segmentações poderosas;
  • Supera todas as outras redes em termos de engajamento;
  • Há mais de 1,5 bilhão de pesquisas diárias no Facebook.

 

 

No Facebook, é possível explorar diversos tipos de conteúdo: posts de blog, Landing Pages, ofertas de produtos/serviços ou concursos que sua empresa realizar (para saber mais sobre realizar concursos no Facebook, leia este post de Neil Patel sobre o assunto). Além disso, também tem suporte a diversos formatos de conteúdo, como imagens, vídeos etc., cada um mais adequado a um objetivo diferente. Para ilustrar, seguem 2 formas de utilizar o Facebook

para a geração de Leads: grupos e postagem na fanpage.

 

 

GERAR LEADS USANDO GRUPOS NO FACEBOOK

Gerar conteúdo para os grupos do Facebook possui diversas vantagens, entre elas:

  • É uma fonte gratuita;
  • Ela pode ser extremamente segmentada, inclusive demograficamente;
  • É fácil manter a cadência do seu planejamento de conteúdo;
  • Hoje há mais de 1 bilhão de grupos no Facebook.

 

Crie um conteúdo relevante e explore-o bem em suas chamadas. Hoje, não há mais espaço para conteúdos uins, e a decisão do leitor sobre a qualidade do seu post pode se resumir em uma rápida passagem de olhos sobre a imagem e o seu Call-to-Action (CTA). Para ser simplista: ofereça um conteúdo de valor que faça as pessoas clicarem. Aqui reunimos algumas dicas de como se fazer um CTA que converte.

 

Caso você perceba que não há grupos que abordem de forma relevante o assunto que você quer tratar, crie um grupo no Facebook para esse fm. Importante citar que, como quase tudo que existe no Marketing Digital, a verdade se encontra nos números. Ou seja, teste variações e veja o que funciona melhor pra você.

 

 

GERAR LEADS USANDO POSTAGEM NA SUA FAN PAGE DO FACEBOOK

Clássico, mas que funciona. É o canal em que você pode falar de forma mais próxima com seu público, já que ele optou por curtir você. Com as postagens em sua fanpage, você pode direcionar o seu tráfego para páginas de conteúdo (Blog), para Landing Pages e para ofertas específicas.

Uma dica é explorar as segmentações que o Facebook permite: idade, interesse, localização, linguagem e outras possibilidades de se segmentar demograficamente. Não basta criar um post genérico: lembre-se da importância de se ter uma comunicação exclusiva para cada persona.

Outra dica importante é atentar-se ao horário da publicação e à quantidade de vezes que você publicará por dia: determine uma quantidade mais ou menos fixa de posts/dia e faça testes para descobrir qual é o melhor horário para você postar nas redes sociais. Essa quantidade e horários podem ser diferentes para você dependendo do seu produto/serviço, mercado e/ou personas. E não se esqueça de manter sempre uma cadência de postagens: alterar drasticamente a quantidade e o horário sem testar antes pode fazer você reduzir seus resultados.

 

GERAR LEADS USANDO LINKEDIN

A maior rede social B2B do planeta não poderia ficar de fora dessa lista, não é mesmo? O LinkedIn está crescendo muito em nosso país. Hoje, o Brasil já é o 3º país que mais possui usuários na rede, com uma marca de mais 20 milhões de pessoas.

No LinkedIn, você pode tanto ter um perfil pessoal e gerar conteúdo na rede, tornando-se referência no assunto sobre o qual você fala, quanto ter uma company page voltada exclusivamente para a sua empresa. Muito mais do que uma rede social desenhada para facilitar o networking entre profissionais de negócios, o LinkedIn precisa ser visto como uma plataforma de interação entre pessoas influentes do mundo todo. Esse é o seu maior diferencial: conectar, de maneira única e simples, profissionais de diferentes nichos e interesses. A seguir, separamos dicas das principais formas de gerar Leads pelo LinkedIn.

 

GERAÇÃO DE CONTEÚDO NA PLATAFORMA DE PUBLICAÇÃO DO LINKEDIN

A geração de conteúdo no LinkedIn tem cada vez mais adeptos e sua principal vantagem é a facilidade de alcançar, através da rede, o público que tem interesse em seu assunto.

Diferente de apenas compartilhar um link com seus contatos e direcionar o tráfego para seu site, produzir um conteúdo no LinkedIn permite que seu alcance aumente dentro da rede e, caso consiga um bom engajamento inicial, ainda há a possibilidade de ser “promovido” para o Pulse, portal de conteúdo do LinkedIn.

 

Como exemplo desse alcance, duas pessoas na Resultados Digitais já tiveram seus artigos publicados no Pulse. E veja quantas pessoas – provavelmente qualificadas, pois se interessaram no assunto do artigo – adicionaram uma delas.

 

Mas é importante que, por mais interessante que isso possa ser, você também mantenha seu conteúdo em um blog e compartilhe esses materiais no LinkedIn. Isso é igualmente relevante para criar sua própria audiência e assim gerar mais Leads.

 

GERAR LEADS USANDO GRUPOS NO LINKEDIN

Outra possibilidade muito bacana são os grupos do LinkedIn. Eles funcionam de forma muito parecida com os grupos do Facebook – a diferença é que o LinkedIn é exclusivamente voltado para a área profissional, o que garante uma maior precisão na segmentação.

 

Tenha como objetivo se posicionar como referência no assunto que você fala. Da mesma forma que comentamos sobre os grupos do Facebook, não há espaço para conteúdo inútil. Os leitores precisam enxergar grande valor no que é publicado. Aproveite as discussões populares para participar e ganhar mais visibilidade, mas foque mais em agregar valor.

 

Em muitos casos, você pode apenas participar da discussão e não focar em gerar tráfego a partir desses comentários, mas sim abastecer o assunto com alguma opinião de valor.

Algumas dicas para escolher em quais grupos você deve ser mais presente são:
Use a própria ferramenta de pesquisa do LinkedIn para encontrar grupos a partir de tópicos que são interessantes para você e seu público-alvo.

 

Procure pessoas no LinkedIn – clientes ou potenciais clientes – e descubra em quais grupos essas pessoas estão.

 

Outro ponto interessante sobre os grupos é criar um próprio. Caso os grupos cujos tópicos fazem parte do seu negócio não existam ou sejam fracos nas discussões, criar um grupo, além de ajudar sua empresa a se posicionar como referência, ainda traz outras vantagens

interessantes, como a possibilidade de enviar mensagens por email ao grupo.

 

O melhor caminho aqui é encontrar um nicho/área do seu mercado que é mal representada e então trabalhar para ser a autoridade nesse campo.

 

POSTAGENS NA PÁGINA DA EMPRESA

Outra forma bastante relevante de gerar tráfego para seu conteúdo é através da página da empresa. Funciona de forma bem parecida com as páginas do Facebook, porém você pode esperar um tráfego potencialmente mais qualificado.

 

OUTRAS REDES PARA GERAR LEADS…

GERAR LEADS USANDO INSTAGRAM

De acordo com dados do próprio Instagram, a rede hoje tem mais de 300 milhões de usuários, e o Brasil está entre os 5 países que mais a utilizam. Além disso:

  • 53% são mulheres e 47% são homens;
  • 67% estão entre os 18 a 34 anos;
  • 95% dos usuários possuem conta no Facebook e/ou Twitter;
  • 70 milhões de fotos e vídeos são postados todos os dias;
  • 1,2 bilhão é o número de curtidas diárias.

 

É preciso entender que nem todos os tipos de negócio conseguem gerar muitos Leads a partir do Instagram. Mas há segmentos que obtêm bons resultados, como os setores de astronomia, viagem, arquitetura e moda. Eles podem mostrar seus produtos, as pessoas que frequentam seu estabelecimento, os flyers de próximos eventos e assim conseguem usar a rede para o seu core de forma muito natural. O mais importante é adequar a sua mensagem ao meio, entendendo a intersecção entre os objetivos da sua empresa e o que pode ser feito por meio de imagens e vídeos que sejam interessantes para esse público.

 

Aproveite para usar as #hashtags, que são palavras-chave que determinam o assunto da postagem. As hashtags certas podem dar uma grande exposição às suas fotos. Além disso, procure postar fotos e vídeos que tenham qualidade e contem uma história; interaja com pertinência e divulgue seu perfil em outras redes sociais.

 

 

GERAR LEADS USANDO TWITTER

O Twitter também é uma boa forma de se falar de forma direta com o seu público. A vantagem é que você pode aproveitar o conteúdo que já gerou em seu blog para divulgá-lo na rede e, com isso, atrair um tráfego extra para o seu site.

 

Inclua muitos elementos visuais na hora de “tuítar“. Aspectos como vídeos, infográficos e imagens irão atrair mais compartilhamentos sociais. Por exemplo, estatísticas recentes mostram que os fãs no Twitter irão compartilhar uma URL com foto 35% a mais do que apenas uma citação.

 

Outra dica é seguir especialistas no seu mercado e começar a se comunicar com eles. Não seja tentado a avaliar o potencial dos contatos apenas pelo número de seguidores que eles têm. É muito melhor seguir um blogueiro do seu mercado com poucos seguidores féis no Twitter do que seguir uma pessoa famosa com milhões de seguidores, mas que não tem relação com

seu mercado.

 

Dica extra para GERAR LEADS

Poste com frequência, você precisa pegar o seu leitor no “pulo”!

 

A “GERAÇÃO DE LEADS” CONTINUA no PRÓXIMO ARTIGO…

⚠ LEIA AGORA: “O QUE É GERAÇÃO DE LEADS COM MÍDIA PAGA?”
LINK 👉👉 https://heltonbezerra.com.br/marketing-de-conteudo/geracao-de-leads-03/

 

 

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