Google Trends: Como Usar Essa Ferramenta do Google?

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Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que permite fazer a pesquisa inicial dos temas (palavras-chave) que deverão ser usados em um estratégia de conteúdo…

O marketing digital cresceu bastante de 2013 pra cá, sobretudo com a ajuda do Google Trends. Isso foi devido à uma mudança no pensamento e no modo de agir dos consumidores dentro da internet. Antes você precisava sair de casa para pesquisar por produtos, mas agora você pode fazer isso diretamente na internet.

 

É por isso que empreendedores digitais têm melhorado seus negócios digitais para se posicionarem nas primeiras páginas das buscas online, sobretudo no Google.

 

Escolher a “palavra-chave perfeita” (o termo que seu cliente realmente procura) é o começo da jornada para alcançar um bom posicionamento em sites como Google e Yahoo.

 

Claro que apenas escolher as palavras certas no Google Trends não fará com que seu conteúdo se destaque…

 

A técnica conhecida como SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) vai muito além de simplesmente cuspir palavras-chaves… É preciso definir um termo que é tendência no mercado digital,  por isso o nome da ferramente é Google TRENDS (tendências, no inglês). Há várias formas e ferramentas para te ajudar a encontrar uma palavra-chave relacionada a seu negócio e que tenha uma alta busca no Google. Cito duas como exemplo: Google Keyword Planner e o SEM RushMas além dessas ferramentas já conhecidas, existe outra que também vai te ajudar muito, mas que não é muito divulgada: é o Google Trends.

E, usando o Google Trends, se o que você quer é encontrar maneiras de se destacar e definir uma palavra-chave realmente valiosa para seu público (dentro de um tema específico), você está na ferramenta certa!

Vou então de explicar o que é Google Trends e mostrar como usar essa ferramenta em sua estratégia de marketing digital (sobretudo se o você quiser conseguir mais tráfego de pessoas QUALIFICADAS para o seu site ou blog).

 

 

 

O que é Google Trends?

A “versão beta” dessa ferramenta foi em 2006, nessa época ainda com o nome de Insights for Search (ideias para pesquisas). O tempo passou, vieram diversas melhorias e agora é conhecida como Google Trends. Então se percebe que a ferramenta surgiu e foi aprimorada para oferecer informações sobre como os usuários pesquisam informações em mecanismos de busca como os sites do Google e do YouTube.

Com o tempo e as novas atualizações, o Google Trends passou a ser uma fonte de dados perfeita para quem precisava de informações sobre o que escrever para cada tipo de público. É possível encontrar informações (ideias) sobre desejos e atitudes das pessoas, pois o Google coleta e armazena esse tipo de dado de acordo com as pesquisas feitas pelas pessoas no Google.

É ainda possível entender os hábitos de pesquisa dos usuários ao redor de diversos países e comparar o volume de buscas daquela palavra durante o ano e em diferentes locais do mundo.

Então é possível entender hábitos de busca por países, assim como é possível também definir isso com base em critérios de tempo, categoria e tipo de busca.

Acesse aqui o Google Trends: https://trends.google.com.br/trends/explore#cmpt=q

 

Qual é a vantagem de usar o Google Trends?

É importante ter uma estratégia de palavras-chave, pois são essas palavras específicas que ajudarão a aumentar o tráfego em sua página e ainda levarão mais visitantes qualificados (que realmente desejam conhecer seu produto – se uma pessoa pesquisa por uma palavra, é bem mais provável que ela esteja procurando por uma solução específica que envolva algo em torno dessa mesma palavra).

NOTA: mas de nada adianta criar conteúdos incríveis de temas que não são pesquisados, certo? Então é importante também entender o que o público procura.

 

Em resumo, o que conseguimos com o Google Trends?

  • Ter uma visão geral do que tem sido mais pesquisado no mundo ou em apenas uma região. Isso ajuda a ter ideias de assuntos sobre os quais escrever;
  • Comparar e saber os termos mais buscados nos mecanismos de busca. Assim, você saberá se é melhor escrever sobre “aprender inglês” ou “aprender língua inglesa”, por exemplo;
  • Encontrar assuntos relacionados ao que você quer escrever para criar conteúdos mais amplos em seu nicho.

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DICA: você pode ver os tópicos mais pesquisados em um período e preparar um calendário editorial com alguns insights que você conseguir no Google Trends.

Pronto para usar o Google Trends?

Como disse no início, o Google Trends é uma ótima ferramenta para te dar ideias sobre o que as pessoas estão buscando na internet. Você então conseguirá analisar suas estratégias de marketing e também entenderá se seu produto/serviço é algo que o público já tem interesse prévio, evitando assim criar um negócio que não terá demanda de compradores.

Sei que é importante unir o máximo de recursos possíveis para conseguir se destacar no mercado online com os conteúdos corretos, os mais buscados, por isso preparei uma lista com mais 7 sites em que se pode fazer a pesquisa de temas e palavras a serem usadas em seus conteúdos. Confira:

  1. SEM Rush: https://www.semrush.com/?l=br
  2. Youtube: https://www.youtube.com/
  3. Ubersuggest: https://ubersuggest.io/
  4. Keyword Shitter: http://keywordshitter.com/
  5. MOZ: https://moz.com/explorer
  6. Buzz Sumo: http://buzzsumo.com/
  7. Google Keyword Planner: https://adwords.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/

 


 

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE GOOGLE TRENDS:

 

 

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