Toda Landing Page possui um propósito principal, como conduzir leads a realizarem uma ação, seja ela o download de um ebook, realizar o cadastro para assistir um webinar, etc.
Com o crescimento ascendente do e-commerce no Brasil, sites de vendas vem buscando alternativas mais precisas para adotarem em suas estratégias e conseguirem desta forma, guiar seus leads pelo funil de vendas.
Como não tem barra de menus e nem links internos ou externos, as Landing Pages permitem medir o nível de conversão de seus elementos, possibilitando otimizações específicas em cada uma das partes que a compõem, assim como em cada uma das partes do Funil de Vendas no qual ela foi pensada.
Como já supracitado no tópico anterior, uma Landing Page pode ser resumida como uma página “construída” com um objetivo final de converter prospectos em possíveis/futuros clientes.
Ao contrário de um site corporativo, geralmente criado com o intuito de oferecer informações a respeito de uma empresa/negócio, na Landing Page você não verá aquela famosa barra de menus na parte superior da página, nem mesmo outros links que te levarão a uma experiência fora da página em que está.
Podemos dizer que as Landing Pages são quase “autossuficientes” , pois não dependem necessariamente de qualquer outro recurso externo a ela mesma, seja site ou qualquer outra rede de relacionamentos, como por exemplo, o Facebook, Instagram ou networking. Obrigatoriamente, todos os elementos encontrados nesse tipo de página serão referenciados a uma ação que seu lead deverá realizar.
Segundo o IBGE, nos últimos 10 anos, as vendas online cresceram mais de 350% no país, sendo pouco mais de 20% só entre os anos de 2017 e 2018, resultando na arrecadação de mais de 100 bilhões de reais, apenas nos dois últimos anos.
Talvez você esteja se perguntando como estes dados nos ajudarão a responder a pergunta deste tópico, e eu quero te dizer que valores como estes nos ajudam a visualizar o perfil atual que o consumidor brasileiro possui.
Antigamente, antes mesmo de realizar uma compra, as pessoas eram acostumadas a consultar vendedores, familiares, amigos, consultavam a verba disponível e iam até a loja para conferir todas as condições de pagamento, ou até mesmo para visualizar o produto.
Hoje, o consumidor encontra tudo o que precisa na palma de sua própria mão, através de seu smartphone, ou até mesmo pela tela de seu desktop, enquanto aproveita o intervalo do almoço para dar aquela conferida no Facebook e se depara então com o anúncio de alguma oferta.
O que antes precisava da aprovação de conhecidos, agora se é provado por outros consumidores que deixam seus depoimentos no campo de comentário de tal produto, que acabam agregando de forma natural e espontaneamente ainda mais valor e benefício ao seu objeto de desejo.
Ter uma Landing Page vai proporcionar ao seu produto/serviço esse diferencial que o consumidor atual procura, ajudando e inferindo uma decisão de compra mais rápida/precisa.
Geralmente constituída por 4 elementos básicos, esse tipo de página segue, na
maior parte dos casos, a seguinte estrutura:
Utilizado para transmitir a ideia principal de sua página, este é, na maioria das
vezes, o primeiro campo a ser visualizado por seus visitantes.
É de extrema importância que este seja bem elaborado e que você abuse da
criatividade, mas também, de gatilhos mentais, para que assim você consiga
prender a atenção de seu prospecto, a ponto de fazê-lo ter interesse em continuar a
leitura, e assim visualizar os outros elementos que compõem sua Landing Page.
Apresente sempre uma solução para o problema que você agitará. Mostre que você
ou o seu negócio poderá ajudá-lo com a dificuldade/necessidade apresentada,
gerando assim uma autoridade no assunto.
O título deve ser sempre claro e conciso. Utilize palavras poderosas e atrativas,
como: Grátis, Trial, Exclusivo, dentre outras.
Como diz o ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras” .
Segundo a Psicologia, a utilização de imagens ou vídeos, na apresentação de um
conteúdo, pode contribuir para a assimilação do que se deseja transmitir,
potencializando assim a retenção de um determinado assunto e sendo responsável
por 50% de toda sua comunicação.
• Utilize por volta de 20% de sua imagem para destacar um texto, geralmente um
benefício.
• Não use setas nem botões.
• Utilize imagens com cores chamativas (sem extrapolar, claro, rs).
• Faça teste A/B com imagens diferentes e escolha a que melhor performar. Da
mesma forma, ao adicionar um vídeo, é importante sempre atentar-se para que
o conteúdo do mesmo seja relevante, realizando testes A/B com vídeos mais
curtos e mais longos, com e sem headline, dentre outros.
Nesta etapa, é importante que você utilize este espaço para quebrar possíveis
objeções já pré-identificadas por você, e deverá responder às seguintes perguntas:
• Qual é o diferencial que o seu produto/serviço traz?
• De que maneira você ajudará seu futuro cliente?
• Por que devo escolher o seu negócio e não o do concorrente?
Ponto extremamente estratégico e merecedor de uma atenção especial, é nessa
etapa que muitos negócios perdem grandes oportunidades. Geralmente utilizado
como uma moeda de troca, onde você oferece um material/conteúdo/oferta, é aqui
que você deverá tomar cuidado com aquilo que irá “pedir” no lugar daquilo que está
sendo oferecido.
Deixe sempre claro aquilo que o visitante de sua página irá receber ao compartilhar
suas informações pessoais com o seu “banco de dados” . Peça apenas informações
necessárias para o seu objetivo, como nome, e-mail e telefone.
Utilizar um Formulário Inteligente é uma excelente ideia para personalizar sua
página conforme sua necessidade.
O botão Call To Action deve ser preciso, atrativo e decisivo. Abuse de cores
chamativas, porém, harmônicas com o restante do site (Psicologia das cores pode
ser um bom tema para você estudar). Insira textos curtos e escolha fontes próximas
às que foram utilizadas no restante da página (na dúvida, utilize a básica Arial).
Podemos concluir que, se bem articulada e planejada, uma Landing Page bem construída pode elevar o seu poder de conversões em seu FUNIL de VENDAS e potencializar o seu negócio de maneira significativa.
Você só precisa de ferramentas que consigam te auxiliar nesse processo e um pouco de dedicação para desenvolver as melhores estratégias.