A primeira coisa que você precisa saber é que a estratégia de conteúdo é útil para afiliados e produtores. Independente do seu caminho, um conteúdo de qualidade pode fazer a diferença no seu negócio. Principalmente se você quiser construir um negócio sustentável e de longo prazo.
Construir a sua autoridade é outra vantagem de se fazer um conteúdo de qualidade. E ser autoridade em um assunto faz com que todo mundo olhe de uma forma diferente para as suas indicações. Afinal, se você é referência no assunto que está falando, fica mais fácil alguém confiar na sua opinião, não é mesmo?
Trabalhar com conteúdo facilita a aproximação que você passa a ter com o seu público. Seja no contato através das redes sociais, seja nos comentários em uma postagem de blog, em qualquer lugar. Um conteúdo de qualidade gera valor para o seu público. E isso ajuda a deixar todo mundo que acompanha o seu trabalho mais próximo de você.
Tudo isso com um baixo valor de investimento. Afinal, você não precisa gastar valores absurdos para criar um conteúdo de qualidade. Com tempo e dedicação, você consegue encontrar assuntos interessantes para a sua audiência e desenvolver conteúdos atrativos.
Lembrando que mesmo que criar e manter um blog tenha um custo baixíssimo, você também pode começar usando as redes sociais gratuitamente. E, sempre que quiser, você pode criar anúncios que encaixem no seu orçamento.
A primeira coisa que você precisa fazer é definir o seu objetivo.
Afinal, que metas você quer atingir? Quer se tornar autoridade em um assunto? Gerar mais leads para o seu funil de e-mails? Quer aumentar as suas vendas diretas? Saber qual vai ser o seu objetivo ajuda a produzir conteúdos que vão fazer a diferença no seu negócio.
Uma dica importante: quanto mais simples de entender quais são as suas metas, mais fácil fica alcançar os seus objetivos.
Ou seja: pense em metas específicas, como realizar 500 vendas no ano, gerar 2 mil leads ou ganhar 5 mil seguidores no Facebook. Também é importante manter o foco em um ou dois objetivos por vez. Assim, você consegue alcançar os resultados com mais rapidez e não fica na dúvida na hora de definir o que fazer em seguida.
O próximo passo é definir o que você vai fazer para alcançar esses objetivos e como o conteúdo pode te ajudar a chegar lá. Pense quais serão os pontos de atuação que podem gerar mais resultados para o seu negócio. Postagens em blogs? Anúncios de Facebook? Vídeos no YouTube? Aqui, o importante é definir uma estratégia que faça sentido para o seu negócio e que converse bem com a sua audiência.
Também é importante definir uma sequência de publicação que seja possível de cumprir. Não adianta você elaborar um calendário complexo, com mil ideias, se não conseguir executar. Por isso, comece pequeno e vá aumentando a frequência até entrar em um ritmo que encaixe no seu dia-a-dia. Tente determinar quantos posts você vai publicar em cada uma das mídias utilizadas semanalmente. Faça um planejamento mensal, semestral e até anual. Escolha os dias que irá publicar seus conteúdos e não perca os prazos.
Observe os horários que possuem mais interação e comece a programar mais postagens para esses períodos. Veja em ferramentas como os relatórios do Facebook ou Google Analytics os dados que podem te ajudar a entender melhor a qualidade do seu conteúdo e o nível de interesse do seu mercado.
É fundamental que você cumpra com os posts planejados e mantenha uma frequência de postagens para que suas propriedades possam crescer também de forma orgânica, ok?
Independente da sua estratégia, a produção de conteúdos deve estar no seu radar, tanto como ferramenta principal para vendas ou como impulso para os seus anúncios.