Artigo por: Erivelton Alexandre.
As técnicas de SEO são fundamentais para quem busca um marketing digital de qualidade, quer divulgar seu trabalho de maneira orgânica e alcançar o público-alvo mais rapidamente.
“Para quem desconhece, SEO significa Search Engine Optimization“
Essas ferramentas de SEO, quando usadas nos artigos, ajudam a aparecer mais facilmente nas pesquisas de sites como Google.
A base do SEO está nas palavras-chaves, ou seja, que fala o seu texto, a base do conteúdo. A partir daí é necessário que você use essa palavra chave algumas vezes ao longo do texto – de modo que não o deixe repetitivo.
Porém, as técnicas de SEO vão ainda mais além. Listei hoje 3 delas que podem te ajudar a melhorar seus artigos em até 70%.
1ª: Ofereça um link de saída
Um dos principais recursos de SEO é o uso de links de saída. Esses links podem direcionar o leitor tanto para outros artigos do seu mesmo blog, quanto também para sua loja ou o site onde você vende algum produto/serviço.
O link de saída é importante e ajuda muito principalmente nas estratégias de empreendedorismo, pois muitas vezes não é necessário fazer um post só divulgando o que você quer vender, mas basta citar brevemente ao longo do texto e aí oferecer um link para a pessoa ir conhecer e então comprar o seu produto, caso ela se interesse. Dessa forma, você já despertou no leitor uma curiosidade sobre o que o link fala.
Além disso, quando se oferece um link de saída com outro artigo e conteúdo você não só ganha mais visualizações, mas também acaba oferecendo ao leitor mais conteúdo e informação de qualidade, o que é extremamente importante para fidelizá-lo em seu blog/site e ajuda muito a melhorar seus artigos, em questão de qualidade.
2ª: Subtítulos no texto, uma das importantes técnicas de SEO
Os subtítulos ajudam tanto em uma questão de organização visual quanto em uma questão de praticidade e leitura mais dinâmica. Essa é uma das técnicas de SEO mais importante, pois ao usar subtítulos que contém a sua palavra chave você ganha mais “pontos” e assim mais chances de subir nas pesquisas, otimizando rapidamente seu blog.
Os subtítulos tornam, também, o texto muito mais leve ede fácil compreensão, o que faz com que o leitor consuma rapidamente conteúdo de qualidade de maneira prática e sem dar-lhe a ideia de que está perdendo tempo.
3ª: O cuidado com as imagens e suas inúmeras técnicas de SEO
Assim como os subtítulos, as imagens ajudam a deixar o texto mais leve e de rápida leitura, o tornando muito mais agradável de consumir, principalmente quando as imagens são de alta resolução, o que também ajuda a melhorar seus artigos. Além disso, elas exercem várias técnicas de SEO unidas, que ajuda muito no rankeamento do seu blog/site.
Ao baixar a imagem e salvá-la em seu computador, para depois passar para o artigo ou o site, é importante que você a salve com o nome específico da sua palavra chave, além disso, é importante que as palavras sejam separadas por traços como esse “-“.
Por exemplo, se sua palavra chave é marketing digital, você salvará as imagens assim: “dicas-marketing-digital-empreendedores”. Dessa forma suas imagens aparecerão mais facilmente na busca de imagens do Google.
Além disso, é uma das técnicas de SEO referente às imagens fazer o mesmo nas ferramentas de propriedades, como o “texto de título” e “texto alternativo”, escrevendo nesses recursos a palavra chave referente ao conteúdo da imagem e artigo.
Se você tornar essas técnicas de SEO um hábito recorrente em seus artigos, sempre as usando de maneira correta, com certeza eles melhorarão em 70%, pelo menos, seus artigos.
Além das dicas passadas aqui, existem diversas outras técnicas que podem te auxiliar a melhorar a qualidade e rankeamento do que você publica, para conhecer mais sobre essas técnicas, acesse aqui (Guia do Tráfego).