{COMPLETO & EFETIVO} Plano de Marketing Digital Para 2018 – GARANTIDO!

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O objetivo deste documento é orientar a estratégia de Marketing Digital através de um planejamento objetivo e alinhando com ações pré-existentes.

 

Para traçar um cenário inicial para seu Plano de Marketing Digital, as perguntas abaixo são importantes direcionadores:

• Quem você atingir?
• Em quais canais você acredita que este público está presente (Redes Sociais, Google, Blogs)?
• Qual a mensagem que você entregar a eles?
• Qual a visão do seu negócio?
• Existem concorrentes do seu negócio?
• Como você pretende se diferenciar da concorrência?
• O que você já fez nesta área que funcionou bem?
• Dá para melhorar ainda mais estes resultados?

 

Ao pensar em Marketing Digital, é crucial envolver um Plano de Conteúdo. Para pensar inicialmente no conteúdo, é importante ter definições sobre:

 

• Qual conteúdo será criado?
• Porquê você quer criar este conteúdo? O que você quer dizer a estas pessoas?
• Como é a estrutura desse conteúdo?
• Quais os formatos (posts, vídeos, apresentações, aulas, webinários)?
• Como ele será encontrado?
• Qual é a audiência que você busca?
• Como será lançado?
• É atualizável ou não?
• O que será feito com ele depois?
• Qual o ciclo de revisão?
• O que o negócio espera conseguir com este conteúdo?
• Como será medido o sucesso do conteúdo?
• O que você espera que o usuário faça depois de clicar?
• Como vamos reter este usuário?

 


 

Alinhe a sua estratégia de Marketing Digital com suas metas de negócios

Sua estratégia de Marketing Digital e seu site devem ser projetados para ajudar você a atingir suas metas de negócios.

Abaixo está uma lista de objetivos gerais que se aplicam a maioria dos negócios. Adicione quaisquer objetivos específicos do seu negócio que não estejam listados.

Classifique a importância de cada meta para sua empresa, onde 10 é muito importante e 1 não é importante.

Marque também, se você tem um sistema para efetivamente acompanhar o seu progresso conforme você melhora as métricas para cada um destes objetivos.

 

Definir o comprador ideal ou o cliente alvo

Defina os critérios que ajudam a determinar um lead ideal de um lead desqualificado ou não tão bom.

Se você comercializa e vende para empresas de outros, descreva o tipo de empresa. Se você comercializar ou vende para os outros consumidores, defina critérios que descrevem o perfil do cliente.

Você pode ter vários perfis de cliente que são ideais, ou vários tipos de clientes (cliente interno, cliente externo, imprensa, investidores). Se você não sabe quais são esses critérios, você deve fazer suposições. Ao longo do tempo, você será capaz de refinar seu perfil com base em dados.

 

Pesquise suas métricas atuais de vendas & marketing

Complete a tabela abaixo estimando o mais precisamente possível seus dados atuais de vendas, marketing e métricas do site.

Uma vez que a maioria das empresas obtém clientes através dos vários canais de Marketing Digital, complete a primeira coluna com suas principais estatísticas mensais – incluindo todas as vendas e canais de comercialização.

Preencha a segunda coluna com o seu site como canal de comercialização chave. Se você não sabe as respostas exatas, pode estimá-las.

Muitas empresas vendem para mais de um indivíduo, tendo vários influenciadores e tomadores de decisão, principalmente no mundo B2B. É fundamental atrair todas as pessoas envolvidas na decisão de compra. Por exemplo, se você vende produtos ou serviços a outras empresas, há geralmente influenciadores e tomadores de decisão que têm funções típicas dentro de empresa do seu cliente como CEO, VP de vendas ou gerente de serviços ao cliente.

Defina as Personas do seus compradores

Se você vende para os consumidores finais, você talvez precise comercializar e vender para diferentes membros da família de maneiras diferentes, como filhos, cônjuges ou até mesmo avós.

Personas de Compradores são seus perfis de cliente ideal. São listas de detalhes específicos sobre a pessoa que provavelmente fará a decisão de comprar o seu produto ou serviço. Crie um perfil fictício estereotipado dessa pessoa – complete com nome, idade, gênero, família, título, papel da empresa, interesses, habilidades, objetivos e atitude – quanto mais detalhado melhor. Adicione tantas Personas de Compradores quanto necessário. Adicione quantos critérios ou descrições quanto faça sentido. Você deve revisar esses perfis regularmente para certificar-se de que suas ações de marketing são dirigidas para as necessidades e desejos destas Personas.

Na hora de criar conteúdo e ações, as necessidades destas Personas terão papel fundamental na sua estratégia.

 

 

Identifique seus concorrentes

Reuna dados sobre seus concorrentes a fim de descobrir estratégias bem sucedidas que você pode emular, bem como a forma como você pode superar a concorrência onde eles são fracos.

• Eles estão usando Mídias Social?
• Quão eficaz é o blog deles?
• Quão forte é o seu SEO?
• Anunciam em Links Patrocinados?

Na primeira linha, insira informações de sua própria empresa para comparação. Abaixo, digite as informações de seus concorrentes.

Procure palavras-chave no Google e veja onde seu site aparece em comparação com outros sites na primeira página.

 

 

Marketing de Busca no Google (SEO – Search Engine Optimization)

Obter destaque no Google é um fundamento de Marketing Digital e precisa ser observado com muita cautela e planejamento.

• Se o projeto foi feito por uma outra empresa, ela dará suporte às implantações de SEO?
• Já possui cadastro no Google Plus?
• Pode-se ter acesso aos dados do Analytics?
• Quais os principais produtos/serviços que a empresa comercializa?
• Quais as 10 palavras-chave alvo principais?
• Qual a área de foco (cidade/região, estado, país)?
• Em quanto tempo espera atingir o objetivo?
• Quais os volumes de busca?
• Quais as keywords populares?
• Quais já geram mais tráfego?
• Quais potencialmente convertem mais?
• O que gerou rankings?
• O que gerou tráfego?

 

Links Patrocinados

• Já possui cadastro no Google AdWords?
• Quais as palavras-chave utilizadas nas principais campanhas anteriores?
• Qual o objetivo da ação de Links Patrocinados?
• Qual a área de foco (cidade/região, estado, país)?
• Em quanto tempo espera atingir o objetivo?

 

 

Pesquisa & Seleção de Palavras-chave (Keywords)

Palavras-chave são palavras que seus clientes digitam num site de busca como o Google ou Bing para encontrar um produto ou serviço como o seu. Elas podem ser frases muito detalhadas que descrevem o serviço ou produto, ou uma palavras genéricas que descrevem um problema que podem ter suas perspectivas.

Geralmente é melhor para pequenas empresas escolher frases-chave que incluem várias palavras. Por exemplo, frases-chave podem conter localizações geográficas, como o nome do Estado ou cidade.

Você usará essas palavras-chave em uma variedade de formas em seu site, blog, através de meios de comunicação sociais e de suas ofertas para geração de leads. Use a tabela abaixo para fazer um brainstorm de palavras-chave.

Depois que você chegar a uma lista convincente de palavras-chave, atribua uma prioridade com base em quão competitiva a palavra-chave é para conseguir rankings elevados nos sites de busca.

O objetivo final da pesquisa de palavra-chave é encontrar as palavras mais relevantes que têm alto volume de pesquisa, mas baixa ou média concorrência. Você também pode escolher palavras-chave para as quais já gera tráfego ou se classifica bem para elas, de forma a descobrir ainda mais palavras com potencial de geração de leads ou clientes.

 

 

Landing Pages & Ofertas Atraentes

Além de adicionar novas páginas da web ao seu site e se comprometer com o Blog para atrair mais tráfego para seu site, você também precisará criar ofertas atraentes para converter mais destes visitantes em clientes potenciais. Webinars, Apresentações, Podcasts, Vídeos, Estudos e e-Books são exemplos de ofertas atraentes que ajudam a educar seu público-alvo.

Itens que você já tiver criado podem ser aproveitados para ajudar você começa a gerar leads imediatamente. Uma ótima maneira para converter tráfego em leads é oferecer um item de valor (o ativo digital) em troca de algumas informações de contacto através de Landing Pages estruturadas.

Landing Pages são essenciais para transformar um site em uma ferramenta eficiente de geração de leads. O que você vai oferecer para motivar as pessoas a entregar suas informações de contato?

Faça o brainstorm e liste suas idéias, bem como quaisquer ativos de conteúdo que você já tenha criado no passado.

Anúncios em Links Patrocinados, Boletins Informativos, páginas do site e Blogs podem direcionar o tráfego direto para uma Landing Page. Você deve ter uma Landing Page diferente para cada oferta, a fim de medir a sua eficácia individualmente.

 

Criar e Lançar um Blog Vai Ajudar em Seu Plano de Marketing Digital…

Blogar é um componente absolutamente crítico para ajudá-lo a alcançar o sucesso em Marketing Digital. Além de ser um fundamento do Marketing de Conteúdo, é crucial para que a estratégia de SEO dê certo e ajuda a abrir a mente em relação aos problemas reais do clientes.

De acordo com dados da HubSpot, empresas que mantém Blogs se destacam das seguintes formas:

• 55% geram mais visitantes para o site
• 97% recebem mais links de entrada para o site ou blog
• 434% a mais de indexadas em buscadores como o Google

Além disso, empresas que Blogam alcançam um crescimento de leads 126% maior do que empresas que não compartilham conteúdo.

Não promova seu produto ou serviço no Blog. Foque em seus perfis de compradores e perfis de leads para escrever sobre as necessidades e interesses deles. Educar seus leitores com seus artigos no Blog é como gradualmente posicionar-se como o especialista no assunto.

Use métricas para testar e ver quais tipos de artigos:
a) atraem mais comentários
b) atraem mais links
c) conseguem compartilhamentos em mídias sociais
d) obter o maior número de leitores.

Um calendário editorial irá ajudá-lo a planejar quando você deve se concentrar na produção de conteúdo para diferentes tópicos e irá ajudá-lo a alinhar para onde e quando você precisa direcionar sua mensagem. Pense em alguns tópicos por semana e por persona.

 

 

Cronograma de Mídia Sociais

Assim como Blogs, você deve trabalhar as mídias sociais em sua programação diária. Adicioná-las ao seu calendário e tratá-las como uma reunião que você absolutamente não pode perder!

No início, pode ajudá-lo criar uma agenda semanal, usando a tabela abaixo para que você possa se planejar com antecedência. Depois, será preciso evoluir rapidamente para gestão profissional, atendimento em tempo real e relacionamento, dependendo do seu mercado.

Em mídias sociais, a chave é fazer algo todos os dias!

• Quando você criar um novo post no Blog, tweet sobre ele!
• Faça comentários em outros blogs e interaja com as pessoas que comentam no seu.
• Leu um artigo interessante? Viu um bom vídeo no YouTube? Tweet sobre isso! Compartilhe no LinkedIn ou Facebook.
• Fazer recomendações no LinkedIn.
• Postar uma pergunta ou responder a uma.

Faça um pequeno brainstorm e veja quanto assunto seu mercado pode realmente render.

 

Recursos necessários para o sucesso do Marketing Digital

Deve estar óbvio a esta altura que implementar uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida requer investimento de tempo e dinheiro.

Tendo em conta seus recursos internos e seus objetivos, você vai precisar estimar quanto tempo você deve investirem cada atividade, tanto no planejamento quanto já em curso. Você pode optar por adiar ou ignorar atividades específicas, com base em seus objetivos e seu orçamento.

Consulte-nos para discutir como equilibrar seus objetivos com o seu orçamento e tempo. Você pode descobrir que seus objetivos são muito agressivos, dado o seu tempo, ou que talvez você precise terceirizar mais partes do seu trabalho para alcançar seus objetivos.

 

 


Fico por aqui. Aproveite seu Plano de Marketing Digital!

 

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